sábado, 31 de março de 2012

"Expulsam demônios, mas não Te seguem conosco" S. Lucas 9:49


"Expulsam demônios, mas não Te seguem conosco" S. Lucas 9:49

Nem todos que expulsam demônios, nem todos que seguem Cristo, fazem parte da Igreja. 

Não devemos proibi-los, mas eles não fazem parte da Igreja. Não receberam o Espírito Santo da mesma forma que os Apóstolos. Não partilham do Corpo e Sangue de Cristo. Confiam em palavras infalíveis e inerrantes de bispos e livros, mas não confiam na promessa de Cristo de que o Espírito Santo *pessoalmente* manteria a unidade da fé e a correta doutrina.

Seguir Cristo não é suficiente. É preciso fazer parte do Corpo dEle, vísivel, indiviso, e do qual Ele é a única e visível Cabeça.

Que tristeza que me dá quando as pessoas acham que Deus é uma coisa distante e que não deixou nada físico de Si na Terra. Essa ideia de que "todas as igrejas são formas do homem se relacionar com Deus que é o mesmo para todos" nos leva de volta para o paganismo, quando Deus era uma coisa distante no céu e cada povo, cada tribo prestava-lhe tributos da forma que melhor podia. Não. Isso já mudou. Ele veio à terra, Ele deixou Seu Corpo aqui, movido pelo Seu Espírito, sob as bençãos de Seu Pai. Ele não é uma coisa que não se pode conhecer, e que cada um tem seu entendimento. Ele se fez visível, sem necessidade seja de infalíveis ou inerrantes quaisquer que sejam.

Seguidores de Cristo! Façam mais do que segui-lo. Tornem-se membros de Seus Corpo, comungando verdadeiramente do Seu Corpo e do Seu Sangue. Não se deixem levar por preconceitos culturais e nomes. O que a cultura chama de "Igreja Ortodoxa" nada mais é que a Igreja de Cristo, fundada por Ele e nEle. Ela é a "Una, Santa, Católica, Apostólica". Ela é a fonte dos Evangelhos e de tudo que é evangélico. Ela é a fonte da primazia, é ela que protege a autoridade dos bispos e não o contrário. 

Mais do que isso. A Igreja é o Corpo do próprio Cristo. Não há sacramentos fora dela. Não existe entendimento da Escritura fora dela. Não existe sacerdócio real, muito menos episcopal, fora dela. Não existe batismo fora dela. Não existe unção fora dela. Não existe Eucaristia fora dela. Não existe ordenação fora dela. Não existe matrimônio fora dela. Não existe apostolicidade fora dela. Enfim, não há graça eclesiástica fora dela - embora haja sim a graça da cura, da consolação, do perdão e até da expulsão de demônios.

Mas seguir a Cristo, confiar nEle, ser obediente a um "bispo universal" ou a uma "Escritura inerrante", é ser apenas Seguidor de Cristo. Ele nos chama para a sua Ceia, sua Cruz, Sua Ressurreição. Ele o Templo, nós os tijolos. Ele a Cabeça, nós os membros do Corpo. Nestes tempos em que ser cristão se tornou politicamente incorreto, e todos os sinais externos da fé começam a ser proibidos prenunciando uma nova era de perseguições, Cristo conclama todos os seus seguidores de boa-vontade a virem para baixo de Suas asas para protegê-los das tribulações por vir (S. Mateus 23:37, S. Lucas 13:34). 

Seguidores de Cristo! Shemá Israel! Tornem-se Igreja, a mesma Igreja criado por Jesus, sobre a qual as portas do inferno jamais prevaleceram, conforme a promessa. Venham para a Igreja Ortodoxa.