sábado, 15 de junho de 2013

A Educação da Juventude Hoje

A Educação da Juventude Hoje

Metropolita Atanásios de Limassol

Na Igreja, educação significa "direção", a direção de pessoas não para idéias específicas ou valores ou ideais, mas a educação de pessoas para o amor de nosso Senhor Jesus Cristo. A educação na Igreja significa ensinar as pessoas a amar Cristo, porque é disso que ela trata. A Igreja fala de amor a Deus. Uma concepção secularizada de religião, de Igreja, fala de fé em Deus e apenas disso. Mas a perfeição na Igreja é o amor que vai permanecer para sempre, já que tanto a fé quanto a esperança serão abolidas no último dia e a única coisa que permanecerá será o amor. Portanto, o desafio é que as pessoas aprendam a amar Deus. Ter fé em Deus é o primeiro e mais básico passo, que deve levar ao próximo e ao próximo. Não devemos ficar parados no início, porque as pessoas não conseguem dar toda a sua vida a algo que elas simplesmente acreditam. Se forem idealistas, elas conseguem, como acontece em outros aspectos da vida que vemos ao nosso redor. Mas na Igreja, o que deve existir é o amor ao Cristo. Para nós, Cristo é tudo de que se trata. Cristo é O que é Professor de todos. Veja quão belamente o Senhor fala isso no Evangelho: "Aprendam de mim...". Isto é, as pessoas aprendem de Cristo, do mesmo Cristo, da vida de Cristo, das palavras de Cristo, mas acima de tudo através da experiência do amor por Deus dentro delas. É por isso que esta experiência é tão forte que supera todos os outros amores no mundo.

Não é suficiente, irmãos, contarmos aos nossos filhos quais são as ideias do Evangelho, não é suficiente dizer que o Evangelho e a Igreja são o que de melhor alguém pode lhes oferecer, e que amor, alegria, liberdade e justiça são belos. Claro que todas estas coisas são belas, mas o que o jovem tem que aprender hoje em dia é a amar o Cristo. Aprender que o que a Igreja lhe dá é Cristo, e isto é algo que o mundo não pode lhe dar. As pessoas sempre podem aprender a respeitar outras pessoas, amá-las, serem honestas, sinceras, justas, democráticas, progressistas, todo tipo de coisa. A Igreja não é necessária para ensinar nenhuma dessas coisas que a natureza ensina por si só. Nosso eu humano e nossa existência humana nos ensinam liberdade, justiça, democracia, respeito e amor pelos outros. O que a Igreja precisa nos contar é sobre o amor de Cristo. E aqui, deixem-me dizer, está o ponto no qual os cristãos de hoje tropeçam, porque consideram a Igreja como um sistema ideológico e que ela é suficiente para sermos boas pessoas. Que basta observamos nossos deveres. Que basta que nossos filhos tenham limites, não sejam mentirosos nem façam coisas ruins. Essas são algumas das coisas que ouvimos. Claro que sorrimos de volta, mas nada disso expressa o que a Igreja é. O que mais dizem? "É melhor estar na igreja, do que envolvido com drogas, ou na prisão." É como se a Igreja fosse o contrário de drogas e prisão. O jovem pode perguntar, "será que não existe meio-termo?" Então é a Igreja ou então as drogas? Quem não está na Igreja certamente está usando drogas? O jovem sabe que certamente não é assim. Você não tem que estar na igreja para ser honrado, nobre, honesto, bom esposo ou esposa, bom pai ou mãe, bom aluno, ou quaisquer das outras coisas boas que existem em você. É por isso que não entendemos porque nossos filhos tem outro relacionamento com Deus. E por que nós que somos mais velhos não os entendemos?  Nós dizemos sobre a Igreja: "Por que você quer isso? Não basta que você se torne uma pessoa boa, bom cientista, oferecendo seu bom trabalho para a sociedade? Por que você quer mais? Isso é exagero, fanatismo, excentricidade e uma doença." Por que temos esse ponto de vista? Porque medimos nossa vida por dever ao invés de amor. "Faça o seu dever e basta". Mas o amor, meus irmãos, não tem limites. Quando você ama Deus, você não tem fronteiras. É como quando você ama uma certa pessoa. Você quer estar com ela, unir sua vida com a dela. Você pode por fronteira neste amor? O amor é um fogo que queima no coração do homem, e não entra nos limites e moldes da lógica, mas age sozinho, desde o coração e não da cabeça. A Igreja ensina e chama as pessoas a amar Cristo acima de tudo.

Sabe, em tempos mais antigos se podia observar como tinham muitas crianças na Igreja. Lembramos, nós que somos mais velhos, que até uma certa idade, quase todas as crianças iam para a catequese, para a Igreja, e tinham um relacionamento com Deus. Depois de uma certa idade, eles se perdiam. Com quatorze, quinze, ou dezoito. Alguns iam para as forças armadas, outros para a universidade, e os esforços de pessoas como o catequista se perdiam. Por que vocês acham que era assim? Que erros foram cometidos? Claro, existe a fraqueza humana, os desafios humanos, e os cuidados que aumentam na medida em que se cresce. Mas o "erro da Igreja", usando aspas mesmo, não é a Igreja em si, mas nós pessoas da Igreja, que, infelizmente, não nos demos conta que devíamos ter dado aos nossos filhos o amor pelo Cristo. Ao invés, lhes ensinamos as idéias do Evangelho: "Ser uma boa criança, uma criança honrada, ame o próximo, faça caridade, seja uma pessoa direita". Mas o amor pelo Cristo, disso não falamos. Isso porque a teologia era, para nós, ideológica, filosófica e humanista. Ignoramos o amor de Deus, e o que significa amor a Cristo. Por esta razão não pareceu importante aprender sobre o jejum, fazer vigílias, confessar, comungar, ler as vidas dos santos. Não. Bastava ler outros livros. As vidas dos santos foram colocadas de lado. A vida ascética da Igreja, foi colocada de lado. O homem, que fora convidado para experienciar o Cristo no mistério da Igreja, foi colocado de lado. Outras coisas entraram no caminho. É por isso que estamos perdendo pessoas, uma após a outra, quando chegam na puberdade. Claro, o pecado tem seu poder e experiência. Isto atrai os seres humanos e os mantêm cativos. Por outro lado, o que vai atrai-los de volta? Idéias são sombras mortas da realidade. Uma idéia não consegue te manter, não importa o quão idealista você seja.

Felizmente, aqueles dias se foram, e hoje parece que recuperamos, redescobrimos nossas raízes e tradições. E vemos jovens nas igrejas. Vemos jovens amando a Deus, entrando na Igreja com nova visão e perspectiva. Eles podem ter dificuldades, problemas, quedas e suas fraquezas como todos nós. Mas eles escutam por amor a Deus. E isto é que temos que falar a nossos filhos, meus irmãos. Ensiná-los a amar a Deus. Quando eles amam a Deus, então revela-se interiormente a experiência do amor de Deus. Então eles aprendem e obtêm um poderoso anticorpo espiritual dentro de si mesmos, que é um contrapeso ao pecado. E com isto, se ocorrer de serem feridos pelo pecado, terão a presença do amor de Cristo para confortar seus corações. Eles sabem que não podem salvar-se a si mesmos com sua própria força, não serão salvos pelos seus perfis, mas com o amor de Deus, a compaixão de Deus, a misericórdia de Deus e o sacrifício de Cristo na Cruz por todos nós.

Se falarmos de educação na Igreja hoje, falamos exatamente desta iniciação, esta diretiva: Ajudar as pessoas a amarem a Deus.

Traduzido do grego para o inglês por John Sanidopoulos ( http://www.johnsanidopoulos.com/2013/06/where-church-today-fails-youth.html )
e do inglês para o português por Fabio L. Leite