quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Leituras do dia 2015.01.07


Enquanto Apolo estava na cidade de Corinto, Paulo viajou pelo interior da província da Ásia e chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns cristãos e perguntou:— Quando vocês creram, vocês receberam o Espírito Santo?Eles responderam:— Nós nem mesmo sabíamos que existe o Espírito Santo. — Então que tipo de batismo vocês receberam? — perguntou Paulo.— O batismo de João Batista! — responderam. Então Paulo disse:— João batizava aqueles que se arrependiam dos seus pecados. E também dizia ao povo de Israel que eles deviam crer naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus. Depois de ouvirem isso, aqueles homens foram batizados em nome do Senhor Jesus. Aí Paulo pôs as mãos sobre eles, e o Espírito Santo veio sobre eles. Então começaram a falar em línguas e a profetizar. Esses homens eram mais ou menos doze. Durante três meses Paulo foi à sinagoga e falou com coragem ao povo. Ele conversava com eles e tentava convencê-los a respeito do Reino de Deus. 
Atos dos Apóstolos 19:1-8

No dia seguinte, João viu Jesus vindo na direção dele e disse:— Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Eu estava falando a respeito dele quando disse: “Depois de mim vem um homem que é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia.” Eu mesmo não sabia quem ele era, mas vim, batizando com água para que o povo de Israel saiba quem ele é. João continuou:— Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e parar sobre ele. Eu não sabia quem ele era, mas Deus, que me mandou batizar com água, me disse: “Você vai ver o Espírito descer e parar sobre um homem. Esse é quem batiza com o Espírito Santo.” E eu vi isso e por esse motivo tenho declarado que ele é o Filho de Deus.
Evangelho Segundo São João 1:29-34



MEDITAÇÃO
Caríssimos,
continuando no tema do Batismo de Cristo, vemos no Evangelho de hoje que o Espírito Santo veio sobre Jesus, não para redimi-lO, pois Ele não possuía pecado, mas para anunciá-lo, para ensinar ao povo.

O Batismo de Jesus é prenúncio do Pentecostes. O que ocorre com Jesus Cristo no Jordão, ocorrerá mais tarde com os Apóstolos em Jerusalém. No primeiro caso, a missão do Espírito é apenas anunciar o Cristo, pois Ele é Todo Santo. No caso do Apóstolos, a missão é santificá-los, compartilhar com eles a santidade de Deus e aí sim, através deles e neles, o Espírito continua a missão iniciada no Jordão e os usa para anunciar o Cristo. Sendo assim, não há uma questão de confronto, entre o Batismo de João ou o Batismo do Espírito, mas ambos são pontas do mesmo Pão da Vida. O Batismo de João é de arrependimento e é nele que se inicia a vinda do Espírito Santo, a qual se completa no Pentecostes. O Pentecostes, por sua vez, só se torna possível porque Cristo nasce como um de nós, vive, é morto, ressuscita e ascende aos Céus. 

Vejam no Batismo de João que apenas Cristo é digno de receber o Espírito Santo. Apenas Ele é Todo Puro e Sem Pecado. Apenas quando nós participamos nEle por sua Encarnação, Morte e Ressurreição, é que também recebemos o Espírito Santo, não por nós, mas porque Ele recebe e nós estamos nEle.  Porque Jesus Cristo é o único digno da habitação do Espírito Santo e porque Ele uniu em Sua Pessoa a natureza humana com a divina é que seres humanos, por participação nEle, passaram a receber também o Espírito Santo. Lembremos sempre desse grande dom que recebemos: nosso corpo físico e nosso coração espiritual são habitação do Espírito Santo pela graça salvífica de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos concede assim Sua dignidade para louvarmos e conhecermos o Pai.

Que as bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam sobre nós!

Leituras do dia 2015.01.06


Pois Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos. Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus, enquanto ficamos esperando o dia feliz em que aparecerá a glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. Foi ele quem se deu a si mesmo por nós, a fim de nos livrar de toda maldade e de nos purificar, fazendo de nós um povo que pertence somente a ele e que se dedica a fazer o bem.
(...)
Porém, quando Deus, o nosso Salvador, mostrou a sua bondade e o seu amor por todos, ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida. Deus derramou com generosidade o seu Espírito Santo sobre nós, por meio de Jesus Cristo, o nosso Salvador. E fez isso para que, pela sua graça, nós sejamos aceitos por Deus e recebamos a vida eterna que esperamos. Esse ensinamento é verdadeiro.Quero que você, Tito, insista nesses assuntos, para que os que creem em Deus se interessem em usar o seu tempo fazendo o bem. Isso é bom e útil para todos. 
Epístola de São Paulo a Tito 2:11-14,3:4-8

Naqueles dias, Jesus foi da Galileia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia, dizendo assim:— Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize? Mas Jesus respondeu:— Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer.E João concordou. Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse:— Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!
Evangelho Segundo São Mateus 3:13-17


MEDITAÇÃO

Caríssimos,

o tema do evangelho de hoje é o Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que também é chamado "Teofania" do grego "Teo" (Deus) e "fono" (som), ou seja, foi o momento onde se ouviu o "Som de Deus", Sua Santa Voz e que um dia cada um de nós ouviremos também. Também é chamado assim porque embora Cristo tenha se encarnado no Natal, foi em Seu batismo que Ele Se revelou para o mundo. Como esse evento é comemorado há muitos séculos pelos cristãos, existem diversas homilias que tratam dele. Hoje ao invés de comentar eu mesmo, traduzirei trechos da homilia de São João Crisóstomo sobre a Teofania. São João Crisóstomo, bispo de Constantinopla, foi considerado um dos maiores, senão o maior, orador cristão do 1o milênio. 

Homilia sobre a Teofania (Trechos)
São João Crisóstomo

Primeiro de tudo, é necessário dizer que não há apenas uma Teofania, mas duas. a primeira completa, já ocorrida e a segunda no futuro, que ocorrerá com glória no fim do mundo. Sobre as duas fala Paulo, em sua conversa com Tito. Assim diz ele da Teofania que já aconteceu: "Pois Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos. Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus," e sobre a Teofania futura: " ficamos esperando o dia feliz em que aparecerá a glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo" (Titus 2:11-13). E um profeta fala o seguinte a respeito dessa última: "o sol se tornará escuro, e a lua se tornará sangue primeiro, então virá o grande e iluminado Dia do Senhor"(Joel 2:31).
(...)
E por que foi Cristo batizado, se isso não foi feito por arrependimento, nem por remissão dos pecados, nem para receber os dons do Espírito? (...) Qual o motivo que o próprio João declara, quer dizer, que Cristo deve se tornar conhecido das pessoas, como Paulo também menciona (João batizava com o batismo de arrependimento, para que através dele (João) as pessoas viessem a acreditar nAquele que vem (Atos 19:4). Se João tivesse ido até a casa de cada um, e postando-se à porta, tivesse defendido Cristo dizendo:"Ele é o Filho de Deus", tal testemunho teria sido suspeito, e tal ato seria considerado muito estranho.(...) Mas quando todas as pessoas vieram de todas a cidades do Jordão e postaram-se às margens do rio, e quando Ele mesmo veio se batizado e recebeu o testemunho do Pai através de uma voz celestial e pela vinda do Espirto em forma de uma pomba, então o testemunho de João sobre Cristo torna-se além de toda dúvida.
(...)
Percebem que o Espírito Santo não desceu como se fosse a primeira vez nEle, mas com o fim de apontar que ensinava por Sua inspiração; como um dedo, Ele apontava Cristo para todos. Foi por isso que Jesus foi batizar-se.
(...)
E vejam também que o Espírito desceu como uma pomba, pois onde há reconciliação com Deus, lá também estão as pombas. Também foi assim na arca de Noé, onde a pomba trouxe um ramo de oliveira - um sinal do amor de Deus pela humanidade e do fim do dilúvio. E agora, na forma de pomba, e não coporalmente, o Espírito desceu, anunciando a misericórdia universal de Deus e mostrando com isso, que o homem espiritual precisa ser gentil, simples, e inocente.


Que as bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos nós!

O Batismo de Cristo

O Batizado de Cristo

Explicação do Ícone


  • Cristo é representado semi-nu porque é o Segundo Adão. Com seu Batismo, Ele começa efetivamente a corrigir o mal que a queda de Adão fez a criação
  • Cristo não está submerso nas águas, porque a criação é que está submersa nEle. Seu batismo batiza toda a natureza.
  • Cristo pisa sobre as portas do Inferno e da Morte, embaixo das quais as serpentes são esmagadas. É o início do fim para o diabo, o inferno e a morte.
  • Os homenzinhos nos peixes são uma forma antiga de representar o Rio Jordão e o Oceano. Estão espantados com a glória de Cristo que é muito maior do que ambos.
  • Os anjos aguardam Cristo com panos e roupas. Todas as hostes dos céus O servem.
  • São João Batista olha para o Espírito Santo em forma de pomba pois Ele anuncia o Cristo como Filho de Deus.
  • Perto de São João Batista se encontra um machado que representa suas palavras em Mateus 3:10 "O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não dá frutas boas será cortada e jogada no fogo. "
  • Observando tudo, ao lado do Profeta do Deserto, estão os Apóstolos André e João, que eram discípulos de João Batista antes de seguirem Jesus Cristo.
  • No topo, em grego, está escrito "O Batismo".
  • Em cima da cabeça de Cristo estão Sua iniciais em grego IC XC.
  • No halo de Cristo vemos Sua Cruz e as iniciais das palavras que Ele proferiu a Moisés no Monte Sinai (Eu sou "Eu Sou"), mostrando que quem está ali é o mesmo Deus do Antigo Testamento.