O Batizado de Cristo |
Explicação do Ícone
- Cristo é representado semi-nu porque é o Segundo Adão. Com seu Batismo, Ele começa efetivamente a corrigir o mal que a queda de Adão fez a criação
- Cristo não está submerso nas águas, porque a criação é que está submersa nEle. Seu batismo batiza toda a natureza.
- Cristo pisa sobre as portas do Inferno e da Morte, embaixo das quais as serpentes são esmagadas. É o início do fim para o diabo, o inferno e a morte.
- Os homenzinhos nos peixes são uma forma antiga de representar o Rio Jordão e o Oceano. Estão espantados com a glória de Cristo que é muito maior do que ambos.
- Os anjos aguardam Cristo com panos e roupas. Todas as hostes dos céus O servem.
- São João Batista olha para o Espírito Santo em forma de pomba pois Ele anuncia o Cristo como Filho de Deus.
- Perto de São João Batista se encontra um machado que representa suas palavras em Mateus 3:10 "O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não dá frutas boas será cortada e jogada no fogo. "
- Observando tudo, ao lado do Profeta do Deserto, estão os Apóstolos André e João, que eram discípulos de João Batista antes de seguirem Jesus Cristo.
- No topo, em grego, está escrito "O Batismo".
- Em cima da cabeça de Cristo estão Sua iniciais em grego IC XC.
- No halo de Cristo vemos Sua Cruz e as iniciais das palavras que Ele proferiu a Moisés no Monte Sinai (Eu sou "Eu Sou"), mostrando que quem está ali é o mesmo Deus do Antigo Testamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário