terça-feira, 14 de abril de 2015

Patriarca Bartolomeu sobre Diálogo Ecumênico




"As questões teológicas de primado e colegialidade na Igreja são, naturalmente, muito centrais e ao mesmo tempo críticas para as relações entre nossas duas "igrejas irmãs". Este tem sido um debate espinhoso ao longo dos séculos, mas hoje está na mesa para conversas em nosso diálogo teológico oficial. Não é uma questão fácil de "desenrolar" e "desembaraçar", precisamente porque está ligada a tanto preconceito e polêmica em ambos os lados. Sempre que o primado é discutido entre os ortodoxos, as pessoas imediatamente pensam em autoridade papal, especialmente à luz dos abusos dos tempos medievais; e sempre que a colegialidade é discutida entre os católicos romanos, as pessoas imediatamente temem que a autoridade do papa esteja em questão ou seja mesmo deixada de lado. 

Então levará algum tempo para discernir as verdadeiras intenções e preocupações de cada um. Ainda assim, enquanto isso, o modo pelo qual os líderes da Igreja se conduzem terá um impacto significativo em como a autoridade é percebida na Igreja. Por exemplo, o modo pelo qual a liderança ortodoxa é de fato um genuíno modelo de colegialidade - ao invés de um oportunismo ou desculpa para competição nacional ou institucional - irá inevitavelmente determinar a veracidade e a credibilidade de nossa crítica ao ministério petrino. Ao mesmo tempo, o modo pelo qual o ministério papal é exercido com humildade e compaixão, ao invés de imposição sobre o resto do colégio episcopal, irá inevitavelmente definir o modo pelo qual ele é verdadeiramente um reflexo verdadeiro do amor crucificado de nosso Senhor, ao invés de uma expressão de poder mundano. A sinodalidade necessita de um "primeiro", o protos: não é possível entender a sinolidade sem o protos. É ele que tem o carisma da diakonia a serviço da unidade. O protos é aquele que busca o consenso de todos." 
Patriarca Bartolomeu

Entrevista completa em inglês ou italiano em: https://www.patriarchate.org/la-civilta-cattolica

Nenhum comentário: