Enquanto Apolo estava na cidade de Corinto, Paulo viajou pelo interior da província da Ásia e chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns cristãos e perguntou:— Quando vocês creram, vocês receberam o Espírito Santo?Eles responderam:— Nós nem mesmo sabíamos que existe o Espírito Santo. — Então que tipo de batismo vocês receberam? — perguntou Paulo.— O batismo de João Batista! — responderam. Então Paulo disse:— João batizava aqueles que se arrependiam dos seus pecados. E também dizia ao povo de Israel que eles deviam crer naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus. Depois de ouvirem isso, aqueles homens foram batizados em nome do Senhor Jesus. Aí Paulo pôs as mãos sobre eles, e o Espírito Santo veio sobre eles. Então começaram a falar em línguas e a profetizar. Esses homens eram mais ou menos doze. Durante três meses Paulo foi à sinagoga e falou com coragem ao povo. Ele conversava com eles e tentava convencê-los a respeito do Reino de Deus.Atos dos Apóstolos 19:1-8
No dia seguinte, João viu Jesus vindo na direção dele e disse:— Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Eu estava falando a respeito dele quando disse: “Depois de mim vem um homem que é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia.” Eu mesmo não sabia quem ele era, mas vim, batizando com água para que o povo de Israel saiba quem ele é. João continuou:— Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e parar sobre ele. Eu não sabia quem ele era, mas Deus, que me mandou batizar com água, me disse: “Você vai ver o Espírito descer e parar sobre um homem. Esse é quem batiza com o Espírito Santo.” E eu vi isso e por esse motivo tenho declarado que ele é o Filho de Deus.Evangelho Segundo São João 1:29-34
MEDITAÇÃO
Caríssimos,
continuando no tema do Batismo de Cristo, vemos no Evangelho de hoje que o Espírito Santo veio sobre Jesus, não para redimi-lO, pois Ele não possuía pecado, mas para anunciá-lo, para ensinar ao povo.
O Batismo de Jesus é prenúncio do Pentecostes. O que ocorre com Jesus Cristo no Jordão, ocorrerá mais tarde com os Apóstolos em Jerusalém. No primeiro caso, a missão do Espírito é apenas anunciar o Cristo, pois Ele é Todo Santo. No caso do Apóstolos, a missão é santificá-los, compartilhar com eles a santidade de Deus e aí sim, através deles e neles, o Espírito continua a missão iniciada no Jordão e os usa para anunciar o Cristo. Sendo assim, não há uma questão de confronto, entre o Batismo de João ou o Batismo do Espírito, mas ambos são pontas do mesmo Pão da Vida. O Batismo de João é de arrependimento e é nele que se inicia a vinda do Espírito Santo, a qual se completa no Pentecostes. O Pentecostes, por sua vez, só se torna possível porque Cristo nasce como um de nós, vive, é morto, ressuscita e ascende aos Céus.
Vejam no Batismo de João que apenas Cristo é digno de receber o Espírito Santo. Apenas Ele é Todo Puro e Sem Pecado. Apenas quando nós participamos nEle por sua Encarnação, Morte e Ressurreição, é que também recebemos o Espírito Santo, não por nós, mas porque Ele recebe e nós estamos nEle. Porque Jesus Cristo é o único digno da habitação do Espírito Santo e porque Ele uniu em Sua Pessoa a natureza humana com a divina é que seres humanos, por participação nEle, passaram a receber também o Espírito Santo. Lembremos sempre desse grande dom que recebemos: nosso corpo físico e nosso coração espiritual são habitação do Espírito Santo pela graça salvífica de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos concede assim Sua dignidade para louvarmos e conhecermos o Pai.
Que as bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam sobre nós!