domingo, 11 de maio de 2008

A que viemos

Este blog buscará divulgar alguns textos de autores nacionais e internacionais a respeito do viver como um membro do Corpo de Cristo, um cristão ortodoxo.

Em fraternidade, reconhecemos o Credo Niceno-Constantinopolitano em sua redação original, incluindo a fé que a Igreja é uma só e é a Santa Igreja Ortodoxa que, segundo a promessa do próprio Cristo permance a mesma e sem divisões desde sua instituição no Pentecostes.

As divisões do Cristianismo são divisões de uma cultura, não da Igreja.

As demais "igrejas", inclusive a antiga sé romana da qual depois se multiplicaram diversas denominações no ocidente, embora não desprovidas da ação da Graça, quando sinceras, recebem-na como os Apóstolos viam a Luz do Senhor na Transfiguração: de fora para dentro.

Ser parte do Corpo de Cristo, a Igreja Ortodoxa, significa exatamente ser aquele corpo que emite a luz. É co-participação na natureza divina. (2 Pedro 1:4) .

A Igreja antecede e sobrevive à cultura cristã e ao Cristianismo. Ela não é uma religião na prática moderna de meros ritos e formalismos para tentar agradar a um Deus rancoroso ou aos caprichos de um ou mais deuses ou espíritos.

A Igreja é o Corpo Humano-Divino do Cristo. Nosso objetivo como cristãos não é filosofar sobre metafísica. Não é nos tornarmos "bonzinhos", nem "melhores que os outros", nem ter melhor "moral". Não é "mudar o mundo", nem adaptar a Igreja ao mundo.

Nosso objetivo como cristãos é a vivência da união entre o trabalho salvífico de Deus e o homem através do amor. É a aquisição do Espírito Santo.

Cremos também na busca de uma vivência ascética na medida das forças de cada um como terapia para o ser humano integral, corpo e espírito, tornando-nos, por terno amor, melhores receptáculos da Graça Divina.

Não é a ascese que salva, apenas Cristo.

Tal como é o Sol que brilha, nós podemos e devemos melhorar nossa exposição à sua luz curativa.

Assim, alcançamos, agora e após a Ressurreição, ascenção de glória em glória na co-participação na natureza divina através da aquisição do Espírito Santo pelo único caminho para tal fim, o próprio Cristo Ressuscitado.