quinta-feira, 4 de junho de 2009

Orkutices I

De ordinário, não me apetece participar de discussões religiosas no Orkut, já que o padrão é desandarem para xingamentos, argumentos mal construídos e um "climão" de torcida de futebol que realmente não me atraem.

Entretanto, de vez em quando, surge um ou outro tópico no qual ao menos algumas das pessoas realmente querem conversar. Nesse caso, é um prazer poder, não simplesmente falar *para* elas como os pregadores tão certos de si fazem, mas falar *com* elas, ouvindo, aprendendo e ensinando. 

Como o assunto deste blog é a vivência ortodoxa de Cristo, deixarei aqui, minha contribuição a respeito das perguntas que lá no Orkut foram feitas por outras pessoas e que respondi. 

Então vamos lá.

Pergunta número 01:
Quais as características da Igreja verdadeira?

As características do verdadeiro Corpo de Cristo, todas as que estão nas Escrituras, foram resumidas nos Concílios de Nicéia e Constantinopla:

E creio na Igreja: (a) Una; (b) Santa; (c) Católica; (d) Apostólica.

Vale lembrar que são quatro qualidades e não nomes. Então, não necessariamente (c) se refere à comunidade que presentemente utiliza o termo como nome próprio.

(a) Una

A Igreja é o Corpo de Cristo e por isso comunga de suas características. Nenhum corpo é múltiplo, mas é uno. Não pode haver um espírito com vários corpos invisivelmente ligados. Não pode haver um corpo com duas cabeças, uma invisível e outra visível. O Corpo de Cristo é Uno. 

(b) Santa

Santo significa posto a parte. A Igreja pode adaptar a pregação, mas ela em si não se adapta ao mundo. Ao contrário, ela adapta o mundo ao Cristo. Isso significa, entre outras coisas, a preservação de uma fé que preserva ortodoxamente as demais características: una, católica e apostólica.

(c) Católica

Vem do grego "kat' holos", "segundo o todo". É o mesmo "kata" de "Evangeliou kata Ioanes", "Evangelho segundo João" e dos demais evangelhos. Não é, como muitos pensam "universal". Em grego "universal" seria dito como "kosmicos" no sentido do universo conhecido, ou "ekumenicos" no sentido de todas as regiões habitadas. "kat' holos" significa a fonte da expressão terrena da autoridade da Igreja: toda ela, ao mesmo tempo. Bispos, padres, diáconos, leigos, monges, Escrituras, Liturgia, Tradição, Ícones, Relíquias, *toda a Igreja* é a manifestação do Espírito Santo. 
Portanto, a Igreja não pode ser nem "kata papa" nem "kata biblia", pois o bispo e as Escrituras são elementos da Igreja cujo fundamento único e original é o próprio Cristo.

(d) Apostólica

Os Apóstolos receberam o poder de ligar e desligar. E apenas aqueles sobre quem eles puseram as mãos e os que estes puseram as mãos, e assim por diante até hoje. Sendo assim, não basta a fé correta, que é a "alma" da Igreja, mas é necessária a ligação física do corpo também.


S. Mateus 16:18-19

18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

A pedra de que fala Cristo sempre foi interpretada na Santa Igreja, como significando, simultaneamente: o próprio Cristo, a fé ortodoxa confessada por Pedro "Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo", e o próprio São Pedro. Protestantes se apegam ao segundo(*) significado, romanos ao terceiro e ambos se distanciam da Igreja precisamente por praticarem a escolha ("escolha" em grego é a palavra "heresia") de apenas um como chave dos demais. Todos estão interligados e nenhum pode ser posto a parte. Se há um central é precisamente o Cristo, do qual a Fé e a Apostolicidade são expressões complementares entre si e Dele inseparáveis.

24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;

Em seguida, Nosso Senhor fala da ascese, que é indissociável da vida cristã a ponto de serem uma só e mesma coisa. Onde há a "teologia" de que Deus "abençoa" com a "felicidade", com "confortos", com uma "vida boa", aí não há Igreja. Ser cristão é renunciar à própria satisfação, aos confortos, é *tomar a cruz* e segui-lO, inclusive para a Crucificação.

S. Mateus 18:18

18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

Mais tarde nosso Senhor reafirma a Apostolicidade como a "matéria" por assim dizer do Corpo novo que Ele está construindo. É a autoridade apostólica, e somente ela, que substancializa a Santa Igreja.

Não existe uma "igreja primitiva" do tempo dos apóstolos e outras hoje em dia que são mera interpretação ou tentativas de revive-la. Todas as tentativas são necessariamente não-igrejas. 

A Igreja, o Corpo de Cristo, conforme a promessa, jamais se dividiu, jamais as portas do Hades prevaleceram sobre ela.

As muitas denominações são apenas evidência de que o fundamento da "sola scriptura" é humano e não divino (e anti-bíblico diga-se de passagem) e que todas e cada uma delas não são a Igreja. 

A suposição de que Deus precisa de "duas cabeças" para o Seu corpo, é evidência de que o papismo não é a Igreja. 

E, amigos, falo isso como alguém que no processo de conversão muito orou, e buscou tais coisas com isenção.

A verdadeira Igreja existe hoje, sem lacuna de continuidade. Una, Indivisa, Santa, Católica e Apostólica, sem desvios de doutrina, imersa na Luz Incriada de Deus, expressa na vida de seus santos e nos seus Mistérios. Ele está em Jerusalém, onde o maravilhoso drama da Salvação ocorreu. Está em Antioquia, onde os fiéis foram primeiro chamados de Cristãos. Está na Grécia onde os Evangelhos ainda são lidos no original e que está cheia de cidades onde São Paulo passou. 

Ela não se perdeu. Jesus não foi dividido. Ela permanece e o demônio foi derrotado. Ninguém duvida do amor a Cristo de muitos que estão em várias denominações, mas este amor, por hora, é sentimento, é um santo e louvável ardor desejoso pelo Cristo, e que só será completado, plenificado e realizado uma vez em comunhão com o Corpo dEle, preservado visível, indiviso, invicto, governado por Jesus Cristo que é sua cabeça visível pois Ele se encarnou, segundo a promessa. 

A Santa Igreja é a que manteve um caminho, um louvor retos. Em grego, louvor ou opinião, se dizem "doxa". "Reto" é "orto". Ser verdadeira, portanto é ser ortodoxa. 

Peço aos amigos, que dêem uma lida neste livreto online e que se chama precisamente "Onde Está a Igreja Verdadeira?"

http://www.fatheralexander.org/booklets/portuguese/sects_p.htm

Ele aborda todos estes assuntos e, neste mesmo site, vocês poderão conhecer um pouco melhor a Santa Igreja de Cristo.

http://www.fatheralexander.org/page23.htm


(*) No texto original no Orkut eu fiz a referência errada por estar escrevendo rapidamente.

Nenhum comentário: