quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Maria, Mãe da Vida

Natividade da Teotókos

Caríssimos,

no dia 08 de setembro a Igreja celebra o nascimento de Nossa Senhora, a Virgem Maria. O nascimento de Maria marca o "ano-novo" da Igreja, assim como sua Dormição marca o "fim-de-ano" da Igreja.

Quero convidá-los à reflexão sobre o significado desta extraordinária mulher em nossas vidas como cristãos.

A importância de Maria não foi negada nunca na história do Cristianismo, exceto nos últimos tempos. Desde o Evangelho de Lucas que compara a Teotókos com a Arca da Aliança (vejam a tabela no fim do artigo, passando pelos Pais da Igreja até os primeiros líderes do protestantismo, todos reconhecem o grande significado da Mãe de Deus.

E qual o significado dela em nossa relação com Deus? Será que ela foi simplesmente um meio que Deus utilizou para a Encarnação de Seu Filho, relegando-a em seguida a um papel secundário? Será a devoção de tantos cristãos a ela mero resquício do paganismo?

Para compreendermos isto, devemos compreender o quê e quem é o Deus da Igreja ortodoxa. Encontramo-lo primeiramente criando amorosamente e com grande empolgação o mundo. Em cada fase cumprida Ele contempla Sua obra, como uma criança que monta seu maior trabalho. Em seguida, vendo que aquela criação seria sempre apenas uma "coisa", puramente mecânica, Ele coloca algo de Si, Sua imagem e semelhança, nesta criação. Surgem as primeiras pessoas. Estas mesmas pessoas dão ouvidos não a Ele que amorosamente os criou, mas um terceiro elemento, o demônio em forma de serpente. Com a harmonia inicial quebrada, Deus não desiste de sua criação. Vemos que desde o início Ele andava em meio à Sua Criação. Desde o início, com Queda ou sem Queda, Ele almejava tornar aqueles bonecos de barro movidos por Seu sopro, algo *mais* do que isso.

Agora, porém, estes "bonecos" haviam tornado-se mortais, passíveis de ficarem doentes, e, de forma geral, cheios de pecados, vícios, maldades e mesquinharias. Matavam seus próprios irmãos e pais, assim como qualquer um que entendessem ser uma ameaça a seus planos e confortos. Deus porém não se detém. Mesmo sabendo que a partir de então, tornar-Se um de nós implicaria nascer como nós, sofrer como nós e morrer como nós, Ele passa a guiar a humanidade inteira, e um povo em especial, para que seja gerada uma mulher que precisaria ter características muito especiais, pois ela seria a porta através da qual Ele mesmo viria à terra.

E o que exemplos tínhamos da presença de Deus na terra antes de Jesus? Eram apenas as manifestações dEle: no monte, na sarça que ardia sem se queimar, na Arca da Aliança, no Templo. No monte, a glória de Deus o cobriu e Moisés saiu dele literalmente radiante. Na sarça, vemos que apesar do fogo existir, ele não consome a sarça. Na Arca, ela é santificada e apenas tocá-la podia matar um homem. No templo a porta era sempre fechada e entretanto a Presença de Deus podia entrar ali. A mulher que seria a porta para Deus entrar no mundo teria que ter características semelhantes: ser toda santa como o interior do templo. Ser pura e intocada como a Arca. E uma vez que a Glória de Deus estivesse sobre ela, sua própria face brilharia. Toda a história do povo judeu até aquele ponto tinha um só objetivo: gerar uma mulher como Maria: profunda e inteiramente piedosa e fiel a Deus. A passagem de Deus na vida dela, fisica e espiritualmente, não mudaria em nada o que ela era. Ela se manteria intacta. E quanto às impurezas da vida, o pecado, ela seria intocada por eles também. Seria imaculada, não porque houvesse nascido sem pecado, mas porque jamais os cometeria. O ser humano mais forte que já existiu e existirá, a maior de todas as almas criadas, aquela que consiguiu ser o máximo que um ser humano consegue ser ainda em vida. Esta é Maria, a Mãe de Deus, a escada pela qual Deus desceu dos céus, a sarça ardente de onde partiu Sua Palavra, o Santo dos Santos e a Arca, portando a presença de Deus, a nova Eva. Enquanto a primeira Eva foi abordada por um anjo caído, a segunda o foi pelo Arcanjo Gabriel. Enquanto a primeira recusou a ordem de Deus de não comer o fruto da árvore do conhecimento do Bem e do Mal, a segunda obedeceu o comando para receber o Fruto da Árvore da Vida.

Em nossa vida com Deus, contemplar Maria, é lembrar que *Deus* não achou que ela era "apenas" uma "mulher de fé" como as outras. Ela foi considerada o ser humano ideal para ser a porta de Deus para o mundo, a Arca da Nova Aliança, a nova Sarça Ardente no topo do monte da espiritualidade humana, a nova Eva de uma nova humanidade, dizendo "sim" onde a primeira dissera "não". E que portanto, Deus não considera nenhum aspecto da humanidade indigno dEle mesmo. Ela devia ter por volta de 14 ou 15 anos quando foi visitada pelo anjo - uma menina ainda. Nos dias de hoje, não seriam poucos os que tentariam convecê-la a abortar por ser tão nova. De certo, porém, aquela jovenzinha que era a Mãe da Vida, da Verdade, do Caminho, os rechaçaria imediatamente. Em nossa vida, Maria é uma referência, uma mãe e uma intercessora, sempre orando por nós para seu Filho, verdadeiramente merecedora do título que a Igreja lhe dá: Nossa Toda Santa, Imaculada, Mais Abençoada e Glorificada Senhora, a Teotókos e Sempre-Virgem Maria.(Τῆς Παναγίας, ἀχράντου, ὑπερευλογημένης, ἐνδόξου, δεσποίνης ἡμῶν Θεοτόκου καὶ ἀειπαρθένου Μαρίας).


Paralelos e prefigurações a respeito da Virgem Maria



Antigo Testamento
Novo Testamento
E levantou-se Davi, e partiu, com todo o povo que tinha consigo, para Baalim de Judá, para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que se assenta entre os querubins.
 I Samuel 6:2
E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá.
S. Lucas 1:39
E sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados.
E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR
I Samuel 6:13-14
E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo
S. Lucas 1:41
E temeu Davi ao SENHOR naquele dia; e disse: Como virá a mim a arca do SENHOR?
I Samuel 6:9
(Exclamou Isabel) E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?
S. Lucas 6:43
E ficou a arca do SENHOR em casa de Obede-Edom, o giteu, três meses
I Samuel 6:11
E Maria ficou com ela quase três meses, e depois voltou para sua casa.
S. Lucas 1:56
A filha do rei é toda ilustre lá dentro;  Farei lembrado o teu nome de geração em geração; por isso os povos te louvarão eternamente.
Salmo 45:13,17
Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
S. Lucas 1:48
E a glória do SENHOR repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias;
Êxodo 24:16
E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; 
S. Lucas 1:35

































-----------------------------------------------

Hinos da Véspera da Festa

Tropário (Tom 4)
Hoje, do tronco de Jessé e das entranhas de Davi,
A serva do Senhor, Maria, está nascendo para nós.
Portanto toda a criação se renova e se alegra!
O Céu e a Terra alegram-se juntos!
Elogiem-na, famílias das nações,
pois Joaquim se alegra e Ana celebra dizendo:
"A estéril deu à luz a Teotókos, qu nutre nossa vida!"

Kontákio (Tom 3)
Hoje a Virgem Teotókos Maria,
O quarto nupcial do Noivo Celestial,
pela vontade de Deus, nasceu de uma mulher estéril,
Sendo preparada como a carruagem da Palavra de Deus.
Tudo foi pré-ordenado para isto, já que ela é o portão divino e a verdadeira mãe da Vida.

Leitura das Matinas da Festa:

E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá,
E entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel.
E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo.
E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre.
E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?
Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.
Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do SENHOR lhe foram ditas.
Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;
Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome.
Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações.
Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes.
Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos.
Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia;
Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre.
E Maria ficou com ela quase três meses, e depois voltou para sua casa.
S. Lucas 1:39-56

Hinos do dia da Festa

Tropário (Tom 4)
Teu nascimento, Ó Virgem,
proclamou alegria para todo o universo!
O Sol da Justiça, Cristo nosso Deus,
Brilhou de ti, Ó Teotókos!
Destruindo a maldição,
Ele concedeu uma benção.
Destruindo a morte,
Ele nos concedeu a Vida eterna.

Kontákio  (Tom 4)
Pelo teu nascimento, Ó Mais Pura Virgem,
Joaquim e Ana se libertaram da esterilidade;
Adão e Eva, da corrupção da morte.
E nós, teu povo, libertos da culpa do pecado, celebramos e acenamos para ti;
A mulher estéril deu à luz a Teotókos, que nutre nossa vida!

Leituras do Dia da Festa

Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã;
E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.
E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.
Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia.
E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.
Gen. 28:10-17

E, cumprindo eles estes dias, será que, ao oitavo dia, e dali em diante, os sacerdotes oferecerão sobre o altar os vossos holocaustos e as vossas ofertas pacíficas; e eu me deleitarei em vós, diz o Senhor DEUS.
Então me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário, que olha para o oriente, a qual estava fechada.
E disse-me o SENHOR: Esta porta permanecerá fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o SENHOR, o Deus de Israel entrou por ela; por isso permanecerá fechada.
Quanto ao príncipe, por ser príncipe, se assentará nela para sempre, para comer o pão diante do SENHOR; pelo caminho do vestíbulo da porta entrará e por esse mesmo caminho sairá.
Depois me levou pelo caminho da porta do norte, diante da casa; e olhei, e eis que a glória do SENHOR encheu a casa do SENHOR; então caí sobre o meu rosto.
Ezequiel 43:27-44:4

A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas.
Provérbios 9:1

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
Filipenses 2:5-11

E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
S. Lucas 10:38-42


E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste.
Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.
S. Lucas 11:27-28

Um comentário:

sigilum disse...

SALVE SEMPRE VIRGEM MARIA, MÃE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
Pax tecum