segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dez Passos para uma vida de oração melhor


http://www.prescottorthodox.org/2011/03/ten-steps-to-a-better-prayer-life/

Neste sempre atual e prático artigo do site da paróquia do Pe. Hans Jacobse, diretor do Instituto Ortodoxo Americano e editor de Orthodoxytoday.org, encontramos uma lista de passos práticos que qualquer um pode dar para deixar sua vida de oração mais ativa e poderosa.

1 - Reservar um espaço de oração: Seja no canto da sua mesa, ou um espaço no seu quarto, é importante ter um lugar onde você possa colocar sua Bíblia, ícones, etc. Dedique o uso deste espaço apenas a Deus.

2 - Reserve um tempo para a oração: Incorpore a oração na sua rotina e reserve um tempo para focar seus pensamentos em Deus.

3 - Adquira uma Biblioteca: Comece com a Bíblia, então arrume um pequeno livro de orações ortodoxas e depois comece a colecionar livros: "Living the Liturgy" (Pe. Stanley Harakas), "O Caminho de um Peregrino" (N.T. este é o único citado com tradução em português. A melhor edição é a da editora Pensamento, com notas explicativas), "For the Life of the World" (Pe. Alexander Schmemann), "Beginning to Pray" (Metropolita Anthony Bloom), "Bread for Life" (Pe. Theodore Stylianopoulos), "The Orthodox Way" (Bispo Kallistos Ware), "Way of the Ascetic (Tito Collander).

4 - Monte um altar: No seu cantinho de oração junte os ícones (de Cristo, da Theotokos, do Anjo da Guarda, do seu santo patrono), livros de ofícios, incenso, velas e lamparinas votivas, uma cruz, cordão de oração, etc. Ore com os seus cinco sentidos.

5 - Ore: Fale de coração. Aprenda as orações da Igreja. Tente a Oração de Jesus ou o Pai Nosso. Também use seus pensamentos e orações próprias.

6 - Tenha um mentor espiritual: Este é um passo muito importante. Construa uma relação ou com algum membro do clero, ou monge ou monja, que se tornará seu orientador espiritual. Ele ou ela irá te ajudar a guiar e dar ritmo a uma vida de oração equilibrada. O sacramento da confissão pode ocorrer com o seu padre.

7 - Jejum e Esmolas: O jejum acrescenta profundidade à sua vida de oração. O seu jejum deve ser regrado de modo a evitar danos físicos e espirituais. Quanto às esmolas, dê onde você vir que há uma necessidade e confie que o Senhor proverá.

8- Construa a partir do que já tem: Se você já tem uma rotina de oração, construa a partir daí. Se, por exemplo, você ora antes de ir dormir, será mais fácil ler um capítulo da Bíblia antes das orações da noite do que tentar arrumar uma hora durante o dia.

9- Santifique tudo que você faz: Mesmo que você tenha separado um lugar e um tempo para a oração, isso não significa que você deva separar a sua vida entre uma hora do "sagrado" e outra do "secular". Privadamente agradeça a Deus pelo que você recebe o tempo todo, e coloque diante dEle todas as suas preocupações e angústias. Dedique tudo que você faz a Ele.

10- Lembre-se do poder da Vivificante Cruz: O sinal da cruz é um lembrete constante de Cristo em nossas vidas. Persignar-se com a Cruz, juntando o dedo médio, indicador e polegar representa Santa Trindade. Os dois dedos restantes, dobrados sobre a palma, representam as duas naturezas de Cristo: Deus e homem. Os cristão ortodoxos persignam-se da cabeça ao peito, e de ombro a ombro, da direita para a esquerda. Este símbolo cheio de significado é singular e nos mostra que a cruz é inspiração, poder e, de fato, o próprio conteúdo das nossas vidas.

Um comentário:

Edie disse...

Olá, o Caminho do Peregrino é o mesmo Relatos de um Peregrino Russo?