quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Leituras do dia 2015.01.06


Pois Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos. Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus, enquanto ficamos esperando o dia feliz em que aparecerá a glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. Foi ele quem se deu a si mesmo por nós, a fim de nos livrar de toda maldade e de nos purificar, fazendo de nós um povo que pertence somente a ele e que se dedica a fazer o bem.
(...)
Porém, quando Deus, o nosso Salvador, mostrou a sua bondade e o seu amor por todos, ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida. Deus derramou com generosidade o seu Espírito Santo sobre nós, por meio de Jesus Cristo, o nosso Salvador. E fez isso para que, pela sua graça, nós sejamos aceitos por Deus e recebamos a vida eterna que esperamos. Esse ensinamento é verdadeiro.Quero que você, Tito, insista nesses assuntos, para que os que creem em Deus se interessem em usar o seu tempo fazendo o bem. Isso é bom e útil para todos. 
Epístola de São Paulo a Tito 2:11-14,3:4-8

Naqueles dias, Jesus foi da Galileia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia, dizendo assim:— Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize? Mas Jesus respondeu:— Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer.E João concordou. Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse:— Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!
Evangelho Segundo São Mateus 3:13-17


MEDITAÇÃO

Caríssimos,

o tema do evangelho de hoje é o Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que também é chamado "Teofania" do grego "Teo" (Deus) e "fono" (som), ou seja, foi o momento onde se ouviu o "Som de Deus", Sua Santa Voz e que um dia cada um de nós ouviremos também. Também é chamado assim porque embora Cristo tenha se encarnado no Natal, foi em Seu batismo que Ele Se revelou para o mundo. Como esse evento é comemorado há muitos séculos pelos cristãos, existem diversas homilias que tratam dele. Hoje ao invés de comentar eu mesmo, traduzirei trechos da homilia de São João Crisóstomo sobre a Teofania. São João Crisóstomo, bispo de Constantinopla, foi considerado um dos maiores, senão o maior, orador cristão do 1o milênio. 

Homilia sobre a Teofania (Trechos)
São João Crisóstomo

Primeiro de tudo, é necessário dizer que não há apenas uma Teofania, mas duas. a primeira completa, já ocorrida e a segunda no futuro, que ocorrerá com glória no fim do mundo. Sobre as duas fala Paulo, em sua conversa com Tito. Assim diz ele da Teofania que já aconteceu: "Pois Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos. Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus," e sobre a Teofania futura: " ficamos esperando o dia feliz em que aparecerá a glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo" (Titus 2:11-13). E um profeta fala o seguinte a respeito dessa última: "o sol se tornará escuro, e a lua se tornará sangue primeiro, então virá o grande e iluminado Dia do Senhor"(Joel 2:31).
(...)
E por que foi Cristo batizado, se isso não foi feito por arrependimento, nem por remissão dos pecados, nem para receber os dons do Espírito? (...) Qual o motivo que o próprio João declara, quer dizer, que Cristo deve se tornar conhecido das pessoas, como Paulo também menciona (João batizava com o batismo de arrependimento, para que através dele (João) as pessoas viessem a acreditar nAquele que vem (Atos 19:4). Se João tivesse ido até a casa de cada um, e postando-se à porta, tivesse defendido Cristo dizendo:"Ele é o Filho de Deus", tal testemunho teria sido suspeito, e tal ato seria considerado muito estranho.(...) Mas quando todas as pessoas vieram de todas a cidades do Jordão e postaram-se às margens do rio, e quando Ele mesmo veio se batizado e recebeu o testemunho do Pai através de uma voz celestial e pela vinda do Espirto em forma de uma pomba, então o testemunho de João sobre Cristo torna-se além de toda dúvida.
(...)
Percebem que o Espírito Santo não desceu como se fosse a primeira vez nEle, mas com o fim de apontar que ensinava por Sua inspiração; como um dedo, Ele apontava Cristo para todos. Foi por isso que Jesus foi batizar-se.
(...)
E vejam também que o Espírito desceu como uma pomba, pois onde há reconciliação com Deus, lá também estão as pombas. Também foi assim na arca de Noé, onde a pomba trouxe um ramo de oliveira - um sinal do amor de Deus pela humanidade e do fim do dilúvio. E agora, na forma de pomba, e não coporalmente, o Espírito desceu, anunciando a misericórdia universal de Deus e mostrando com isso, que o homem espiritual precisa ser gentil, simples, e inocente.


Que as bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos nós!

Nenhum comentário: