sexta-feira, 13 de março de 2015

Breve Catecismo da Igreja Católica Ortodoxa - Introdução - 01/09


Breve Catecismo da Igreja Católica Ortodoxa
Apostila feita por Lr. Fabio Leite, a partir de “Catecismo Visual da Igreja Ortodoxa”, por Arcebispo HIEROTHEOS, Metropolita de Nafpaktos, traduzido por Pe. André, e de outras fontes

S. Cosme da Etólia catequisa os gregos

Tenho observado, frequentemente, que há cristãos que não conhecem as verdades básicas da sua fé ortodoxa, ou confundem-nas com outras crenças religiosas e filosóficas que prevaleceram no passado e ainda prevalecem hoje.

Além disso, a catequese é necessária tanto para as crianças pequenas quanto para aqueles homens e mulheres que vieram para a Igreja para serem batizados e tornarem-se Cristãos Ortodoxos.
(…)
Espero que este trabalho também nos ajude a entender o grande valor de ser um membro da Igreja e ser um Cristão vivo, unido com Cristo, que é a cabeça da Igreja.

Escrito no dia 14 de Março de 1994, primeira Segunda-Feira da Quaresma, o período da Catequese. Arquimandrita Hierotheos S. Vlachos


Sobre a Apostila


Esta apostila é direcionada a jovens e adultos e foi criada tendo em mente a quase total ausência em língua portuguesa de livros sobre a fé ortodoxa escritos por autores católicos ortodoxos. É necessário termos um conhecimento da nossa fé que vá além do sentimento, tanto para os convertidos ao Catolicismo Ortodoxo quanto para os que cresceram em nossa fé. Utilizei como fonte, o livro “Catecismo Visual da Igreja Ortodoxa” escrito pelo respeitado Arcebispo Metropolita de Nafpaktos, HIEROTHEOS. O livro apresenta de forma bastante resumida a nossa fé, dando-nos uma inspiradora visão panorâmica que, espero, nos convidará a buscar outras obras para aprofundar assuntos que capturem nosso interesse.

Esta apostila não copia nem as imagens nem as notas do original, para preservar o interesse do leitor na sua compra. Mudei também a ordem de alguns textos, a divisão de temas e acrescentei ou alterei frases com o objetivo de criar a coesão e coerência num texto que já não conta com  apoios visuais. Ressalto, portanto, que esta não é exatamente a obra que o Metropolita escreveu, mas uma adaptação. Também acrescentei algumas informações necessárias aos desafios e necessidades específicos do público brasileiro, como menções ao fato de que a Igreja Católica Ortodoxa e a Igreja Católica Romana são igrejas diferentes e que não estão em comunhão.

Além do Catecismo do Bispo HIEROTHEOS, a apostila contém algumas orações ortodoxas típicas. Finalmente, adicionei alguns temas de comportamento, com um tanto de desagrado. A Igreja nunca deve ser local de moralismos e cuidadores da vida alheia. Mas nos tempos em que vivemos estes temas são tratados publicamente, e exige-se um posicionamento claro sobre eles.

Também está inclusa uma Regra de Oração, provisória até que o interessado possa definir uma específica com seu padre ou mentor espiritual. A vida cristã ortodoxa é em comunidade e exige que o interessado participe de uma comunidade, mesmo em seu caminho para a conversão. Caso não haja paróquia em sua cidade, deve contatar o padre da igreja mais próxima e esforçar-se para ir com a maior frequência possível. Se for realmente muito longe, deve tentar ir ao menos uma vez por ano.

Roguemos ao Senhor e pelas intercessões da Sempre-Virgem Maria para que esta apostila atue como semente para os corações interessados na conversão e para aqueles que, nascidos na fé ortodoxa, sentem que podem aprofundá-la. Que o Protomártir Santo Estevão e Nossa Senhora da Conceição roguem por nós e por todo nosso país, Santa Cruz do Brasil!
Leitor Fabio L. Leite.


3 comentários:

Anônimo disse...

Força tudo por amor a CRISTO!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Onde encontro está apostila?