segunda-feira, 2 de setembro de 2019

"Toda igreja adora o mesmo Cristo, toda religião adora o mesmo Deus"



Quem fica falando que toda igreja adora o mesmo Cristo não tem como reclamar do Bolsonaro recebendo "unção" do Edir Macedo.

Como presidente ele tem que receber e prestigiar todos os brasileiros, de todas as fé e falta de fé. Porém, *participar do ritual* de uma igreja que não é a sua *é errado sim*. Nada impede que ele assista o culto como mera audiência.

Como dito, ele tem o *dever* de atender todos os brasileiros de qualquer religião que seja, então poderia até subir ali e dar uma palavra aos fiéis da Igreja Universal, como poderia fazer isso numa loja maçônica, num centro espírita, numa igreja romana ou ortodoxa, ou em um templo budista. Mas, se ele se diz fiel da Igreja Romana, só deve participar de ritos religiosos da Igreja Romana. Rito religioso não é cafezinho para oferecer para visita. É a forma mais íntima de amor. Mais do que amor carnal até (já reparou que o mesmo casal que não tem vergonha de fazer sexo, às vezes tem de rezar juntos? Pois é. Ritual não é só "ritual". É intimidade sim.)


Esse incidente é um retrato claro do principal problema religioso, especialmente entre cristãos no Brasil: a aparente incapacidade de discernir entre a *boa* e *desejável* convivência entre as religiões e as concessões e sincretismos que as desfiguram.

Uma coisa são duas famílias serem boas vizinhas e se darem bem. Isso podemos e devemos apoiar. Outra coisa é o marido de uma ficar de meros carinhos que sejam com a esposa do outro. O brasileiro, em questão de fé, escorrega pra isso com uma facilidade impressionante.

Não é à toa que já no Antigo Testamento os profetas usavam para essa promiscuidade religiosa o termo *adultério*. O adultério da fé e da carne sempre andam juntos numa sociedade. As pegações da balada, a filosofia do "vou beijar muito",a coabitação sem casamento e o pula-pula de igreja para igreja, o pertencer a uma igreja e ficar participando dos ritos de outras, ou ficar frequentando sem oficializar a pertença através do crisma ou batismo, são ambos frutos do mesmo entendimento frívolo e imaturo do amor.

Um comentário:

Rafael disse...

Qual a posição da Igreja Ortodoxa sobre Estado Laico? E outra: Posição da Igreja Ortodoxa sobre o Comunismo e Capitalismo? Esquerda x Direita?