domingo, 28 de novembro de 2010

O que é a Igreja?



A Igreja é uma mera comunidade? Um produto ou elemento da cultura de cada país ou de cada época? Ela é algo que nos afeta apenas socialmente ou apenas no "coração"?  Eu acho que não. Eu acho que existe algo radicalmente físico ali. Se Jesus viesse para montar um novo grupo de pessoas de bom coração, eu não precisaria da igreja. Ninguém precisa da aprovação de um grupo para praticar o bem. Aliás, o mais comum é que tenhamos que praticar o bem enfrentando a oposição do grupo. Se ela fosse um elemento de uma cultura, a palavra conversão não teria o menor sentido, fosse para que lado fosse, porque você não deixa de ter a cultura na qual cresceu.  Se fosse um livro infalível, qual interpretação, dentre as infinitas possíveis, seria também infalível? Aliás, porque Deus todo-poderoso se daria o trabalho de vir na terra e morrer por nós, se fosse para, no fim das contas, depender de um bispo ou de um livro infalíveis?

 Algo radical aconteceu no nascimento, morte e ressurreição de Deus na Terra. Algo radicalmente físico, encarnado. Ou todo o processo seria desprovido de sentido. A Igreja é necessariamente física, dependente de uma continuidade física com aquilo que aconteceu há 2000 anos. É uma mudança em nosso espírito sim, mas em nosso corpo também. Transmitida pela Graça do Espírito através de inúmeros meios, mas una e diversa, visível e invisível, encarnada e espiritual, emotiva e racional, humilde e gloriosa, simples e esplendorosa.

O que é uma vida cristã ortodoxa? Não é apenas ser moral. Você pode ser moral e ético sem ser cristão ou sem ser ortodoxo. Não é simplesmente "ir na igreja". Isso você pode fazer em qualquer religião. Não é simplesmente compreender que a dor faz parte da vida, e que cada um tem sua cruz. Isso outras igrejas podem te ensinar também. Não é simplesmente crer que nela você faz parte do corpo de Cristo ou que está em comunhão com Cristo. Você não precisa de igreja para crer nisso. Viver ortodoxamente é viver, além de buscando realizar tudo isso, ser uma pessoa direita, de oração, de contrição, perdão e amor, além do esmerilhamento pessoal, além da recepção da Graça, da mudança de vida, ser espiritual e fisicamente alterado, estar em sintonia com Deus sim, mas de um modo único, do modo pelo qual Ele veio a Terra para tornar possível. É compreender que tudo se transfigura a partir da Encarnação, Morte e Ressurreição de Cristo. Nós, o Pão e o Vinho, a água, tudo. O Reino de Deus não é um objetivo futuro, é também, porém não apenas, um estado de espírito, mas a matéria glorificada também. E tudo isso acontece, aqui, agora, desde a Eternidade.

Nenhum comentário: