quarta-feira, 29 de julho de 2009

A fascinação pela perversão

Pois a fascinação pela perversão obscurece o que é bom.

O homem possui poderes tais que pode transmitir o bem ou o mal para o seu ambiente. Tais questões são muito delicadas. É necessário grande cuidado. Precisamos ver tudo sob uma perspectiva positiva. Não devemos pensar qualquer coisa de má sobre os outros. Mesmo um simples olhar ou suspiro influenciam os que estão a nossa volta. E mesmo a mais leve raiva ou indignação ferem. Precisamos ter bondade e amor em nossa alma e transmitir estas coisas.

Precisamos ter cuidado para não guardar ressentimento contra os que nos feriram, mas, ao invés, orar por eles com amor. O que quer que nossos companheiros façam, nunca devemos pensar mal deles. Precisamos sempre ter pensamentos de amor e sempre pensar bem dos outros. Veja St. Estevão, o primeiro mártir. Ele orou, "Senhor, não guarde este pecado contra eles" (At. 7:60).
Precisamos fazer o mesmo.

Ancião Porfírio


Lutamos com muito mais energia para não pecar (sem muito sucesso) do que lutamos para fazer o bem (o que seria bem mais fácil). Simples atos de bondade, generosidade, perdão, paciência, misericórdia e semelhantes possuem um poder transformador tanto para quem os pratica, como para quem os recebe.

Padre Stephen




terça-feira, 7 de julho de 2009

Sobre o Caráter dos Homens e sobre a Vida Virtuosa: 170 textos

Texto atribuído a Santo Antão
-2-
O homem verdadeiramente inteligente, busca apenas um objetivo: obedecer e conformar-se ao Deus de tudo.

Com esta única meta em vista, ele disciplina sua alma, e o que quer que possa encontrar no curso de sua vida, ele agradece a Deus pela harmonia e profundidade do Seu ordenamento providencial de todas as coisas.

Pois é absurdo sermos gratos a médicos que nos dão remédios amargos e desagradáveis para curar nossos corpos e ainda assim sermos ingratos a Deus pelo que nos parece crueldade, não considerando que tudo com que nos deparamos é para nosso benefício e em acordo com Sua providência.

Pois o conhecimento de Deus e a fé nEle são a salvação e a perfeição da alma.


Sobre o Caráter dos Homens e sobre a Vida Virtuosa: 170 textos

Texto atribuído a Santo Antão
-1-
Erroneamente alguns homens são chamados de inteligentes.

Inteligentes são, não os eruditos nas palavras e livros dos sábios de outrora, mas aqueles que possuem uma alma inteligente e conseguem discriminar o bem e o mal.

Eles evitam o que é pecado e que fere a alma e com profunda gratidão a Deus resolutamente aderem pela força da prática ao que é bom e beneficia a alma.

Apenas estes devem ser chamados de inteligentes.