quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O Verdadeiro Significado de "Todos Sejam Um"

Congregação Episcopal Retorna à Ortodoxia

9 de Julho, 2007 (Daily Oklahoman)

Uma nova igreja ortodoxa está em formação no norte de Oklahoma City.

Mark Wallace, um ex padre carismático da Igreja Episcopal, está liderando suas antigas congregações em sua transformação para cristãos ortodoxos. Wallace e muitos membros da antiga Igreja Episcopal Carismática da Santa Trindade, estão assistindo a aulas e frequentando os ofícios na Igreja Ortodoxa Antioquina de Santo Elias.

"Não tenho dúvidas em minha mente de que a Ortodoxia tem algo a oferecer à vida americana. É um segredo bem mantido," ele disse.

Wallace diz que sua jornada para o Cristianismo Ortodoxo começou ano passado quando ele ficou perturbado pelos eventos na Comunhão Internacional de Igrejas Episcopais Carismáticas, uma denominação formada em 1992 e que agora conta com perto de 1.000 igrejas em 20 países.

O ex-padre Mark, 53, formado pela Universidade Oral Roberts, disse que iniciou a paróquia de Santa Trindade em 1996 como uma Igreja Episcopal Carismática e que discordava do bispo em questões doutrinais.

Wallace também disse que em dezembro de 2006 contatou o pastor da Santo Elias, o reverendo Constantine Nasr, com fins de explorar a possibilidade de se tornar parte da comunidade cristã ortodoxa.

Padre Nasr, 62, disse estar feliz por ajudar Wallace e sua congregação a aprender mais sobre o Cristianismo Ortodoxo., mas que não estava surpreso pelo interesse dele.

"Desde da ascenção e da queda do evangelismo pela TV, desde de todo o liberalismo em algumas denominações, a Igreja se esfacelou," ele disse.

"As pessoas querem consistência. Querem tradição. Querem os sacramentos. Através da Internet, eles descobriram a Igreja Mãe e por muitas razões estão decidindo retornar ao lar da antiga fé."

Wallace comentou que foi atraído para a Igreja Cristã Ortodoxa por sua estabilidade no que concerne doutrina, liturgia e governo da igreja.

"Estou convicto que a Igreja Ortodoxa é a Igreja que Jesus fundou. Não existe isso de re-inventar a roda, que era o que eu fazia na outra igreja. Estávamos sempre mudando," ele disse.

Inicialmente, Wallace convocou uma reunião para discutir seus pensamentos sobre tornarem-se parte da comunidade da fé Cristã Ortodoxa. A congregação de Santa Trindade se encontrou na Igreja Comunitária de Nosso Senhor. Ele disse que sua idéia encarou um certo ceticismo saudável de alguns membros de sua congregação, e que esperava isso. No fim, cerca de 52 dos 65 membros da paróquia resolveram seguir com ele na jornada para a Ortodoxia. Começaram a freqüentar as aulas na Santo Elias para aprender as Santas Tradições e Sacramentos da Igreja Ortodoxa.

O último ofício sob a igreja episcopal carismática ocorreu no fim de março.

Padre Nasr estava presente no ofício e disse que comoveu-se quando Wallace foi retirando suas vestes episcopais carismáticas simbolizando que não era mais do clero.

"Ele foi retirando as vestes peça por peça," Nasr disse. "Estávamos todos chorando porque era como morte para esta comunidade."

Nasr disse que Wallace é leigo para a Igreja Ortodoxa, mas que continua com sua congregação como pastor ou líder. Wallace está matriculado nos cursos livres da St. Stephen's House of Studies e esperar ser ordenado diácono e padre na Igreja Ortodoxa. Nasr disse que o caminho de Wallace para o clero ortodoxo não será tão longo quanto normalmente seria porque ele já possui treino de seminário.

Nasr disse que espera ver a congregação, que será chamada de Igreja Cristã Ortodoxa Santo André, ser crismada na Igreja Ortodoxa até o Natal. Wallace disse que antigos membros da Santa Trindade participam nos serviços de matina da Santo Elias, um ofício de oração matinal. Nasr disse que após esta crisma poderão receber comunhão na Igreja Ortodoxa.

"Isto será um presente de natal," ele disse.

Wallace afirma que sente que encontrou o que muitos estão buscando.

"Um dos maiores problemas que vemos é a falta de raízes dos cristãos. Eles saem de uma igreja para outra. Ficam procurando por algo, e acho que procuram por suas raízes espirituais," ele comentou.

"Tudo que eles tentam possui algo de bom, mas eu diria que a Igreja Ortodoxa fornece uma expressão total da fé cristã."

http://www.serbianna.com/news/2007/01966.shtml

Nenhum comentário: