sexta-feira, 30 de abril de 2010

Veneráveis São Justino e São Simeão


COMUNICADO ESPECIAL DA SANTA ASSEMBLÉIA DE BISPOS DA IGREJA ORTODOXA SÉRVIA

Belgrado, Sérvia - Na seção desta tarde de 29 de abril de 2010, a Santa Assembléia de Bispos da Igreja Ortodoxa da Sérvia, adotou por unanimidade a proposta dos hierarcas diocesanos e incluiu nos Dípticos das santas igrejas ortodoxas os nomes do Arquimandrita Justino Popovic de abençoada memória, pai espiritual do Monastério de Celije perto de Valjevo (1894-1979), e chamado a partir de agora Venerável Justino de Celije; e o de Simeão Popovic, de abençoada memória, abade do Monastério de Dajbabe perto dePodgorica (1854-1941), a partir de agora chamado Venerável Simeão de Dajbaba.

A comemoração litúrgica do Venerável Justino ocorrerá no dia 01 de junho de acordo no calendário ortodoxo (14 de junho no calendário gregoriano), e a memória do Venerável Simeão será celebrada no dia 19 de março de acordo no calendário ortodoxo (01 de abril no calendário gregoriano).

A celebração formal dos recém-glorificados, escolhidos de Deus, será na Santa Liturgia Hierárquica do próximo domingo, 02 de maio, no templo de S. Sava, em Vracar, iniciando-se às 09 da manhã.

Nossos veneráveis e portadores de Deus Pais Justino e Simeão, orem a Deus por nós!

Bispo Irinej de Backa
Porta-Voz da Santa Assembléia de Bispos

Nenhum comentário: