quinta-feira, 22 de abril de 2010

Assembléia Episcopal das Igrejas Ortodoxas da América do Sul







Os dias 16 a 18 de abril marcaram a história da Igreja Ortodoxa na América do Sul, pela realização da “Primeira Assembléia Episcopal das Igrejas Ortodoxas da América do Sul”, na sede do Arcebispado Antioqueno de São Paulo (Brasil), sendo anfitrião da mesma S.E.R. Monsenhor Damaskinos. Participaram da dita reunião os bispos de todas as Igrejas Ortodoxas (Patriarcado de Constantinopla, Patriarcado de Antioquia, Patriarcado de Moscou e Patriarcado da Romênia), contando com a presença de 10 hierarcas, faltando unicamente o bispo do Patriarcado da Sérbia, por sua participação na reunião do Santo Sínodo Sérvio. (*)

O objetivo da Assembléia foi implementar o resultado da 4ª Conferência Episcopal de Chambésy (Suíça) em 2009, das Igrejas Ortodoxas com vistas a criar em todo o mundo Assembléias de Bispos para um maior testemunho da Ortodoxia e para coordenar o trabalho em conjunto em diferentes áreas (educação, catequese, traduções de textos litúrgicos, relações com as autoridades públicas, etc.). Na reunião se tratou da adoção de uma versão em espanhol dos documentos aprovados em Chambésy, e se apresentou a situação de cada Igreja Ortodoxa na América do Sul. A Assembléia estabeleceu um Comitê Executivo, cujos integrantes são S.E.R. Monsenhores: Atenágoras do México (Presidente, Patriarcado de Constantinopla), Antônio do México (1º Vice-presidente, Patriarcado de Antioquia), Platão de Buenos Aires (2º Vice-Presidente, Patriarcado de Moscou), Siluan de Buenos Aires (Secretário, Patriarcado de Antioquia), e Tarásios de Buenos Aires (Membro, Patriarcado de Constantinopla). Ao finalizar as deliberações, a Assembléia elevou uma série de recomendações com o fim de serem tratadas a nível inter-ortodoxo.
Sem dúvidas, o ápice da reunião foi a celebração da Divina Liturgia dominical na Catedral Antioquena de São Paulo, que contou com a participação de todas as comunidades ortodoxas de São Paulo, e dignatários representando as várias autoridades, tanto públicas como religiosas e sociais.

A Assembléia saudou especialmente ao Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, pela diligência e deferência que demonstrou ao expressar, através de um comunicado dirigido à Assembléia, palavras pelo êxito desta primeira reunião e desejos de bons frutos a favor das comunidades em toda a América do Sul. Também, a Assembléia agradeceu a S.E.R. Monsenhor Damaskinos, por sua fraternal acolhida, hospitalidade e diligência na organização e também a todas as entidades da coletividade sírio-libanesa de São Paulo pelo carinho e pela atenção para com os participantes da Assembléia.

Arquidiócesis de México, Venezuela, Centroamérica y el Caribe

(*) Não estiveram presentes também os bispos representantes da Igreja Ortodoxa da Polônia, que possui diocese no Brasil sediada no Rio de Janeiro, por falha de comunicação na organização da Assembléia.  A chancelaria da Arquidiocese Mexicana do Patriarcado de Constantinopla emitiu nota desculpando-se pela falha.

Nenhum comentário: