sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Leituras do Dia 2014.12.26


Jesus purifica as pessoas dos seus pecados; e todos, tanto ele como os que são purificados, têm o mesmo Pai. É por isso que Jesus não se envergonha de chamá-los de irmãos. Como ele diz: “Ó Deus, eu falarei a respeito de ti aos meus irmãos e te louvarei na reunião do povo.” Diz também: “Eu confiarei nele.” E diz ainda: “Aqui estou eu com os filhos que Deus me deu.”
Os filhos, como ele os chama, são pessoas de carne e sangue. E por isso o próprio Jesus se tornou igual a eles, tomando parte na natureza humana deles.
Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo, que tem poder sobre a morte. E também para libertar os que foram escravos toda a sua vida por causa do medo da morte.
É claro que ele não veio para ajudar os anjos. Em vez disso, como dizem as Escrituras: “Ele ajuda os descendentes de Abraão.” Isso quer dizer que foi preciso que Jesus se tornasse em tudo igual aos seus irmãos a fim de ser o Grande Sacerdote deles, bondoso e fiel no seu serviço a Deus, para que os pecados do povo fossem perdoados. E agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu.
Epístola de São Paulo aos Hebreus 2:11-18
Depois que os visitantes foram embora, um anjo do Senhor apareceu num sonho a José e disse:— Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e fuja para o Egito. Fiquem lá até eu avisar, pois Herodes está procurando a criança para matá-la. Então José se levantou no meio da noite, pegou a criança e a sua mãe e fugiu para o Egito. E eles ficaram lá até a morte de Herodes. Isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: “Eu chamei o meu filho, que estava na terra do Egito.”
Quando Herodes viu que os visitantes do Oriente o haviam enganado, ficou com muita raiva e mandou matar, em Belém e nas suas vizinhanças, todos os meninos de menos de dois anos. Ele fez isso de acordo com a informação que havia recebido sobre o tempo em que a estrela havia aparecido. Assim se cumpriu o que o profeta Jeremias tinha dito:
“Ouviu-se um som em Ramá, o som de um choro amargo. Era Raquel chorando pelos seus filhos; ela não quis ser consolada, pois todos estavam mortos.”
Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu num sonho a José, no Egito, e disse:— Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e volte para a terra de Israel, pois as pessoas que queriam matar o menino já morreram. Então José se levantou, pegou a criança e a sua mãe e voltou para a terra de Israel. Mas, quando ficou sabendo que Arquelau, filho do rei Herodes, estava governando a Judeia no lugar do seu pai, teve medo de ir morar lá. Depois de receber num sonho mais instruções, José foi para a região da Galileia e ficou morando numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que os profetas tinham dito: “O Messias será chamado de Nazareno.”
Evangelho Segundo São Mateus 2:13-23

MEDITAÇÃO

Caríssimos,

Cristo Nasceu! A Ele Toda Glória!

Ontem celebramos o início de nossa Salvação, a realização das profecias do Antigo Testamento. Ontem celebramos o fato histórico de que o Criador do universo, a Palavra Divina, tendo humildemente habitado no útero de uma mulher como outrora as Tábuas da Lei habitaram na Arca da Aliança, nasceu misteriosamente para a redenção da humanidade, para limpar nossos pecados e nos libertar do jugo do demônio, elevando Consigo aqueles que crerem nEle.

No Evangelho de Mateus, logo depois da descrição do nascimento de Jesus Cristo, é narrado o morticínio que Herodes provocou na tentativa de matar Jesus. Nem bem chegara ao mundo e as forças do inferno,através daqueles cujo coração estava dominado por tal influência infernal, logo se pôs contra o frágil bebê para tentar destruí-lo. Tal é a vida do cristão, desde o início resistindo aos ataques do inferno.
Alegremo-nos portanto diante da Iluminante presença do Deus Vivo, Nosso Senhor Jesus Cristo, no mundo, mas ao mesmo tempo, estejamos atentos contra os ataques do inimigo. Deus sempre enviará Seus anjos para nos guiar, como guiaram aos Reis Magos e ao Justo São José.

Que as bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo na glória de Sua Natividade estejam sempre com todos nós!

Nenhum comentário: