quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Leituras do Dia 2014.12.17

"Temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. "


Pela fé eles (profetas e heróis do Antigo Testamento) lutaram contra nações inteiras e venceram. Fizeram o que era correto e receberam o que Deus lhes havia prometido. 
Fecharam a boca de leões, apagaram incêndios terríveis e escaparam de serem mortos à espada. Eram fracos, mas se tornaram fortes. 
Foram poderosos na guerra e venceram exércitos estrangeiros. 
Pela fé mulheres receberam de volta os seus mortos, que ressuscitaram.
Outros foram torturados até a morte; eles recusaram ser postos em liberdade a fim de ressuscitar para uma vida melhor. 
Alguns foram insultados e surrados; e outros, acorrentados e jogados na cadeia. 
Outros foram mortos a pedradas; outros, serrados pelo meio; e outros, mortos à espada. 
Andaram de um lado para outro vestidos de peles de ovelhas e de cabras; eram pobres, perseguidos e maltratados. Andaram como refugiados pelos desertos e montes, vivendo em cavernas e em buracos na terra. O mundo não era digno deles! 
Porque creram, todas essas pessoas foram aprovadas por Deus, mas não receberam o que ele havia prometido. Pois Deus tinha preparado um plano ainda melhor para nós, a fim de que, somente conosco, elas fossem aperfeiçoadas.
Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. 
Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.
Epístola de São Paulo aos Hebreus 11:33-12:2

Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo:— O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, três dias depois, ressuscitará. Jesus dizia isso com toda a clareza. Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo. Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu Pedro, dizendo:— Saia da minha frente, Satanás! Você está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa. Aí Jesus chamou a multidão e os discípulos e disse:— Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe.
Evangelho Segundo São Marcos 8:31-34

MEDITAÇÃO

Caríssimos,

o Evangelho de hoje é de São Marcos, o qual foi discípulo de São Pedro. Por isso muitos consideram que este seja o Evangelho conforme pregado por São Pedro, ou ao menos inspirado por ele.  Isso torna a passagem ainda mais valiosa porque se for o caso, então é o testemunho do próprio Pedro que está registrado ali no trecho que fala dele mesmo. 

Lembremos que Pedro, como todos os Apóstolos, abandonaram Jesus no momento de Sua prisão. Jesus dizia ali quem quisesse segui-lo tinha que estar disposto a morrer com Ele, para ressuscitar com Ele. Nem Pedro e nem nenhum dos Apóstolos compreenderam essa verdade, pois, como disse Jesus, pensavam como homens e não como Deus. Por isso a Epístola de hoje cita os sofrimentos, torturas e até mortes que os profetas, patriarcas e heróis do Antigo Testamento passaram. São Paulo lembrava aos hebreus que os judeus que haviam morrido pela fé em Deus eram uma "nuvem de testemunhas" que os circundava. Ele dizia isso para que as pessoas pensassem o seguinte: se esses do Antigo Testamento que conheciam Cristo apenas como uma profecia que não havia se cumprido ainda, estavam dispostos a morrer por Ele, quanto mais nós que já conhecemos o Messias, não deveríamos ter a mesma coragem.

Muitos hoje pregam um "evangelho" no qual Deus é um gênio da lâmpada, atendendo nosos desejos e nos "abençoando" com carro, casa, família, saúde, prosperidade, enfim, bençãos materiais. Mas o que a leitura de hoje vem nos lembrar são aquelas últimas palavras de Cristo antes da Crucificação: "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." ( S.Jo. 15:13 ) Se somos amigos de Cristo, e se cumprirmos o mandamento de amar a Deus acima de todas as cosias, nós daremos nossa vida por Jesus Cristo, como Ele deu a dEle por nós. 

Que as bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos nós!

Nenhum comentário: