segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Leituras do Dia 2014.12.15

Jesus cura no Sábado


Sabemos que a lei de Deus é boa, se for usada como se deve. Devemos lembrar, é claro, que as leis são feitas não para as pessoas corretas, mas para os marginais e os criminosos, os ateus e os que praticam o mal e para os que não respeitam a Deus nem a religião. São feitas também para os que matam os seus pais e para outros assassinos. E para os imorais, os homossexuais, os sequestradores, os mentirosos, os que dão falso testemunho e para os que fazem qualquer outra coisa que é contra o verdadeiro ensinamento. Esse ensinamento se encontra no evangelho que Deus me encarregou de anunciar, isto é, na boa notícia que vem do Deus bendito e glorioso.

Agradeço a Cristo Jesus, o nosso Senhor, que me tem dado forças para cumprir a minha missão. Eu lhe agradeço porque ele achou que eu era merecedor e porque me escolheu para servi-lo. Ele fez isso apesar de eu ter dito blasfêmias contra ele no passado e de o ter perseguido e insultado. Mas Deus teve misericórdia de mim, pois eu não tinha fé e por isso não sabia o que estava fazendo. E o nosso Senhor derramou a sua imensa graça sobre mim e me deu a fé e o amor que temos por estarmos unidos com Cristo Jesus. 

O ensinamento verdadeiro e que deve ser crido e aceito de todo o coração é este: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. 

Mas foi por esse mesmo motivo que Deus teve misericórdia de mim, para que Cristo Jesus pudesse mostrar toda a sua paciência comigo. E isso ficará como exemplo para todos os que, no futuro, vão crer nele e receber a vida eterna. Ao Rei eterno, imortal e invisível, o único Deus — a ele sejam dadas a honra e a glória, para todo o sempre! Amém! 

Timóteo, meu filho, eu entrego essa ordem a você. Ela está de acordo com as palavras da profecia, ditas há muito tempo a respeito de você. Que essas palavras sejam as suas armas para que você possa combater bem! 
I Timóteo 1:8-18

Num sábado, Jesus e os seus discípulos estavam atravessando uma plantação de trigo. Enquanto caminhavam, os discípulos iam colhendo espigas. Então alguns fariseus perguntaram a Jesus:— Por que é que os seus discípulos estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado? Jesus respondeu:— Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros não tinham comida e ficaram com fome? Ele entrou na casa de Deus, na época do Grande Sacerdote Abiatar, comeu os pães oferecidos a Deus e os deu também aos seus companheiros. No entanto, é contra a nossa Lei alguém comer desses pães; somente os sacerdotes têm o direito de fazer isso. E Jesus terminou:— O sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado. Portanto, o Filho do Homem tem autoridade até mesmo sobre o sábado.

Jesus foi outra vez à sinagoga. Estava ali um homem que tinha uma das mãos aleijada. Estavam também na sinagoga algumas pessoas que queriam acusar Jesus de desobedecer à Lei; por isso ficaram espiando Jesus com atenção para ver se ele ia curar o homem no sábado. Ele disse para o homem:— Venha cá! E perguntou aos outros:— O que é que a nossa Lei diz sobre o sábado? O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer?Ninguém respondeu nada. Então Jesus olhou zangado e triste para eles porque não queriam entender. E disse para o homem:— Estenda a mão!O homem estendeu a mão, e ela sarou.
Evangelho Segundo São Marcos 2:23-3:5
MEDITAÇÂO

Caríssimos,

nas duas leituras de hoje há um mesmo tema: o rigor da lei é para os perversos, mas para os salvos há a graça, mas também fala da humildade.

Reparem que São Paulo enumera diversos pecados apenas para concluir que o resumo da palavra que ele anuncia é que Jesus Cristo veio salvar os pecadores (que ele enunciou antes) dos quais ele mesmo, Paulo, é o pior. O cristão pode condenar o pecado sempre, mas nunca as pessoas que os cometem porque cada um de nós é pecador também, e na verdade, como São Paulo ensina, deveríamos nos ver como o pior dos pecadores, absolutamente dependentes da misericórdia de Jesus Cristo.

Essa misericórdia nós vemos no Evangelho, onde Cristo cura um homem em pleno sábado, dia em quer proibido executar certos tipos de trabalho, e lembra os fariseus de que o próprio rei Davi, passando fome, tinha quebrado o ritual do templo para se alimentar do pão reservado aos sacerdotes. Com isso, Jesus Cristo nos lembra que os ritos da Igreja, e mesmo os ritos da sociedade, existem para servir os homens e nunca o contrário. Processos, procedimentos, regulamentos existem para melhorar nossa vida, mas não devemos fazer deles um fim em si mesmos. Estão a serviço do homem, como o homem deve estar a serviço de Deus.

Que as bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos nós!

Nenhum comentário: