sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Leituras do Dia 2014.12.12

Jesus, o Bom Pastor


Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade. Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor. Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem à escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas para a luz. Pois é vergonhoso até falar sobre o que essas pessoas fazem em segredo. E, quando qualquer coisa é trazida para a luz, então a sua verdadeira natureza é revelada. Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz:

“Você que está dormindo, acorde!
Levante-se da morte,
e Cristo o iluminará.”

Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam. Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus. Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais. Cantem, de todo o coração, hinos e salmos ao Senhor. 
Epístola aos Efésios 5:8-19

Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida.
O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa. Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Um empregado trabalha somente por dinheiro; ele não é pastor, e as ovelhas não são dele. Por isso, quando vê um lobo chegando, ele abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca e espalha as ovelhas. O empregado foge porque trabalha somente por dinheiro e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas.
Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor.
Evangelho de São João 10:9-16

MEDITAÇÃO

Caríssimos,
nas leituras de hoje, o Espírito Santo nos chama a atenção para nosso próprio coração. Ele nos convoca a mudarmos nossos hábitos e valores, que como cristãos, já não podem ser iguais aos do mundo. Vivemos em uma época que acha que a diversão e a "felicidade" são os maiores valores que existem. Para pagar nossa diversão e nossa "felicidade" cometemos os piores males. Devemos nos lembrar do mandamento "Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo" e com isso encontraremos a moderação. Reparem que o Apóstolo não diz para não bebermos, mas diz para não nos embriagarmos. Não diz para não cantarmos, mas para cantarmos músicas de louvor. Músicas, imagens, roupas, filmes, livros, revistas e até o ambiente e pessoas que frequentamos influenciam nossos corações e almas. Assim como o alimento material pode nutrir ou envenenar o corpo, o alimento cultural pode nutrir ou envenenar alma.

Mas quem quer que tenha tentado realizar um programa de auto-aperfeiçoamento, mesmo esse descrito por Paulo, logo descobre que, mesmo com nossos melhores e mais intensos esforços, nós fracassamos e acabamos repetindo erros e caindo em pecados que pensávamos já ter superado. Assim é porque queremos nós mesmos curar a nós mesmos, queremos ser senhores de nós, estarmos no controle. E não temos forças para, muitas vezes, sequer dizer não para a preguiça de levantar da cama, quanto mais para resistir às complexas e sutis tentações de ordem ética e moral que o demônio coloca em nosso caminho na vida familiar, social ou no trabalho. É aí que entra o Evangelho do dia. Sozinhos não conseguimos ultrapassar esse muro de pecado e fraqueza, não importa quantas cabeçadas dermos. Mas Jesus Cristo é a porta. Ele pode nos fazer superar esse obstáculo.  As ovelhas são indefesas diante dos lobos e dos ladrões, mas o pastor pode protegê-las. E Jesus é um pastor tão bom que não se limita a cuidar das ovelhas que já estão com Ele, mas chama as desgarradas também. Sigamos com Jesus Cristo, Nosso Deus e Pastor, e toda escuridão ficará para trás.

Que as bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos nós!

Nenhum comentário: