terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Leituras do Dia 2014.12.09

Patriarca Abraão

 Vocês que querem estar debaixo da lei, me digam uma coisa: vocês não estão ouvindo o que a Lei diz? Ela diz que Abraão teve dois filhos: um, de uma escrava, Agar; e outro, de uma mulher livre, Sara. O filho da escrava foi gerado como todas as crianças são geradas, mas o filho da mulher livre foi gerado por causa da promessa de Deus. Isto serve como um símbolo: as duas mulheres representam as duas alianças. Uma aliança é a do monte Sinai e está representada por Agar. Os que são dessa aliança nascem escravos. Pois Agar representa o monte Sinai, na Arábia, e Agar é o símbolo da Jerusalém atual, que é escrava com todo o seu povo. Mas a Jerusalém celestial é livre e ela é a nossa mãe. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Você, mulher que nunca teve filhos, fique alegre! Você que nunca sentiu dores de parto, grite de alegria! Pois a mulher abandonada terá mais filhos do que a que mora com o marido.”
Epístola aos Gálatas 4:21-27

Jesus continuou:— Ninguém acende uma lamparina e depois a coloca debaixo de um cesto ou de uma cama. Pelo contrário, a lamparina é colocada no lugar próprio para que todos os que entram vejam a luz. Pois tudo o que está escondido será descoberto, e tudo o que está em segredo será conhecido e revelado. Portanto, tomem cuidado e vejam como vocês ouvem. Porque quem tem receberá mais; mas quem não tem, até o que pensa que tem será tirado dele.
A mãe e os irmãos de Jesus vieram até o lugar onde ele estava, mas, por causa da multidão, não conseguiam chegar perto dele. Então alguém disse a Jesus:— A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor. Mas Jesus disse a todos:— Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e a praticam.
Evangelho de São Lucas 8:16:21

MEDITAÇÃO

Caríssimos,
na leitura de hoje o ensino central está na passagem " Portanto, tomem cuidado e vejam como vocês ouvem. Porque quem tem receberá mais; mas quem não tem, até o que pensa que tem será tirado dele."

Na Epístola, o Apóstolo lembra o caso de Agar e Sara. Pelos costumes da época e da região, os filhos da escrava de Sara, Agar, pertenciam a Sara. Por isso, Saria havia pedido que Abraão tivesse filhos com Agar para assim, indiretamente, dar a ele os filhos que ela mesma nunca gerara. Foi um ato de falta de fé da parte de Abraão e Sara, pois já ambos na terceira idade, Sara tendo sido estéril toda vida, achavam que podiam controlar a promessa de Deus de que Abraão ainda teria filhos. O plano de Deus, porém, era que Abraão e Sara teriam o filho, sendo o pecado cometido por eles completamente desnecessário. 

De toda forma, pela entendimento da cultura da época, Agar, que tivera filhos com Abraão, era "mais mulher" e "mais abençoada" que Sara. Para a cultura da época, em Agar havia fertilidade e vida, em Sara esterilidade e velhice. Com certeza, para a sociedade em geral na época, Agar, como mãe do primogênito do líder da tribo, estava no topo do status social. Mas não era essa toda a história, pois em Sara havia algo maior que juventude e fertilidade: havia a promessa de Deus.

Deus então faz com que Isaac seja gerado de Sara, mesmo com uma vida de esterelidade, mesmo na velhice. Após tal evento, Ele ordena que Agar e seu filho partam, dando também sua promessa que iria prover por eles. Mas eles não faziam parte do plano de Deus para o grande processo de salvação que se iniciava ali. De nada adiantou Abraão, Sara e Agar tentarem forçar a mão de Deus. Agar que tinha muito porque tinha o primogênito de Abraão, o líder da tribo, perdeu tudo. E Sara, que não tinha nada, ganhou tudo. 

No Evangelho, Cristo ordena que coloquemos a lamparina, ou seja, a luz do Evangelho, no mais alto ponto, anunciando-a a todos. Como Sara, talvez não tenhamos nada - dinheiro, estudo, carisma, talentos - mas temos a promessa e ela é poderosa, pois é a promessa de Deus Onipotente e Sempre Fiel. Temos que ser fiéis ao que Cristo ordena, sem tentar forçar Sua mãe, deixando que *Ele* esteja no volante e sem tentar controlar as coisas, para que não sejamos tratados como Agar e mesmo tendo tudo, cheguemos a perder tudo também. O próprio Abraão teve que ser duramente testado posteriormente. Ele que colocara seu desejo de ter filhos acima do amor a Deus, recebeu de Deus a ordem de que sacrificasse seu filho para que crescesse em si o primeiro mandamento: amar a Deus *acima de todas as coisas*. Como Deus é bom, naturalmente não queria o sangue de Isaac, apenas o arrependimento de Abraão.

Se nem os parentes de sangue de Cristo são considerados parentes se não forem fiéis, se não se arrependem, quanto mais nós. Perseveremos na fé e transformemos cada segundo num testemunho sagrado de que somos verdadeiros e dignos discípulos de Cristo.

Que as bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos nós!

Nenhum comentário: