terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Leituras do Dia 2014.12.16

Jesus cura o cego de Betsaída


Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações.

Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que julgará todos os seres humanos, tanto os que estiverem vivos como os que estiverem mortos, eu ordeno a você, com toda a firmeza, o seguinte: por causa da vinda de Cristo e do seu Reino, pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência. Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas. 
2a Epístola a Timóteo 3:16-4:4
Depois Jesus e os discípulos chegaram ao povoado de Betsaida. Algumas pessoas trouxeram um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. Ele pegou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Então cuspiu, passou a saliva nos olhos do homem, pôs a mão sobre ele e perguntou:— Você está vendo alguma coisa? O homem olhou e disse:— Vejo pessoas; elas parecem árvores, mas estão andando. Jesus pôs outra vez as mãos sobre os olhos dele. Dessa vez o cego olhou firme e ficou curado; aí começou a ver tudo muito bem. Em seguida, Jesus mandou o homem para casa e ordenou:— Não volte para o povoado!
Evangelho Segundo São Marcos 8:21-26

MEDITAÇÃO

Caríssimos,

as mensagens da Epístola e do Evangelho de hoje são uma só. Na Epístola, o Apóstolo nos chama a anunciar a boa nova todo o tempo, porque logo a verdade seria cercada de mentiras e é nosso dever ficarmos ao lado dela, como a Mãe de Jesus, Maria Madalena e o Apóstolo João ao pé da cruz. 

Ao fazermos isso, estaremos repetindo o milagre de Jesus de dar visão ao cego, pois aqueles que não conhece o Evangelho de Jesus Cristo são como cegos no mundo. Reparem que a cura deste cego tem elementos diferentes de outras curas de Jesus. Primeiramente, Cristo retira o cego para fora do povoado de Betsaida. Se lembrarmos bem, Betsaida é um das cidades que Cristo menciona em S. Mateus 11:21 "Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza."

As pessoas eram extremamente incrédulas nessas cidades e nem mesmo milagres as faziam crer. Por isso Cristo retira o cego daquele meio. A pessoa que busca o Evangelho e que deseja ser curada do pecado muitas vezes está cercada de pessoas que são más-companhias e que atrapalham a conquista da fé por parte dessa pessoa. Por isso temos que se possível ajudá-las a se afastar do meio nocivo em que estão. 
Em seguida, diferente de outras curas, nesta primeiro a pessoa vê tudo borrado e apenas depois vê com clareza. Também é assim para a pessoa que está dando os primeiros passos na fé e devemos respeitar o ritmo de cada um. 

Enfim curado, Jesus diz que ele volte para casa, mas não para as más-companhias, representada pelo povoado descrente de Betsaida, pois mesmo tendo recuperado sua visão, ele poderia recair nos pecados de antes. De fato, às vezes queremos lutar contra as tentações mantendo-nos expostos a elas e "resistindo bravamente". Isso é uma receita para a derrota. Devemos evitá-las, até fisicamente se necessário.

Finalmente, olhemos o evento como um todo: Jesus vai até o povoado, pega o cego pela mão, carinhosamente o instrui enquanto cura-o aos poucos e sua fé se fortalece e lhe dá recomendações de como não cair de novo no erro. Nem todos nós temos um momento "Paulo" em que de uma hora para outra nossa vida espiritual muda completamente com uma visão de Jesus. Na verdade a maioria de nós é como o cego de Betsaida, passando por um processo mais gradual de crescimento e fortalecimento na fé, processo esse, todo guiado por Nosso Senhor Jesus Cristo e perante o qual nos cabe apenas sermos obedientes ao Médico Divino que está tratando de nós e em Quem podemos e devemos depositar toda nossa fé.

Que as bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos nós!

Nenhum comentário: