terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Leituras do Dia 2014.12.30



Por meio disso tudo, o Espírito Santo nos ensina, de modo bem claro, que a entrada para o Lugar Santíssimo ainda não foi aberta enquanto a parte da frente, que é o Lugar Santo, continuar sendo usada. Isso é um símbolo para hoje. Quer dizer que as ofertas e os sacrifícios de animais oferecidos a Deus não tornam perfeito o coração das pessoas que o adoram. Essas ofertas e sacrifícios têm a ver somente com comida, com bebida e com várias cerimônias de purificação. São regras externas que têm valor somente até que Deus renove todas as coisas. 
(...) 
Essas coisas, que eram cópias das realidades celestiais, deviam ser purificadas desse modo; mas as próprias coisas celestiais exigem sacrifícios bem melhores. 
Epístola de São Paulo aos Hebreus 9:8-10, 23

No dia seguinte, quando eles estavam voltando de Betânia, Jesus teve fome. Viu de longe uma figueira cheia de folhas e foi até lá para ver se havia figos. Quando chegou perto, encontrou somente folhas porque não era tempo de figos. Então disse à figueira:— Que nunca mais ninguém coma das suas frutas!E os seus discípulos ouviram isso.
Quando Jesus e os discípulos chegaram a Jerusalém, ele entrou no pátio do Templo e começou a expulsar todos os que compravam e vendiam naquele lugar. Derrubou as mesas dos que trocavam dinheiro e as cadeiras dos que vendiam pombas. E não deixava ninguém atravessar o pátio do Templo carregando coisas. E ele ensinava a todos assim:— Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: “A minha casa será chamada de ‘Casa de Oração’ para todos os povos.” Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões! Os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei ouviram isso e começaram a procurar um jeito de matar Jesus. Mas tinham medo dele porque o povo admirava os seus ensinamentos. De tardinha, Jesus e os discípulos saíram da cidade. 
No dia seguinte, de manhã cedo, Jesus e os discípulos passaram perto da figueira e viram que ela estava seca desde a raiz. Então Pedro lembrou do que havia acontecido e disse a Jesus:— Olhe, Mestre! A figueira que o senhor amaldiçoou ficou seca. Jesus respondeu:— Tenham fé em Deus. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês poderão dizer a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar.” Se não duvidarem no seu coração, mas crerem que vai acontecer o que disseram, então isso será feito. 
Evangelho Segundo São Marcos 11:11-23

MEDITAÇÃO

Caríssimos,

na leitura de hoje, tanto na Epístola quanto no Evangelho, vemos o Espírito Santo nos alertar para não nos prendermos nos aspectos exteriores da vida religiosa. Os vendilhões do Templo, expulsos por Jesus, todos comerciavam nos sacrifícios exteriores, quando verdadeiramente acabavam impedindo o sacrifício real que Deus quer de nós e que o Apóstolo nos lembra que faz parte das "coisas bem melhores" que temos que oferecer. E que sacrifício seria esse? Vemos no Salmo 51:16-19:

Tu não queres que eu te ofereça sacrifícios; tu não gostas que animais sejam queimados como oferta a ti. Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido. Ó Deus, com a tua bondade, ajuda Jerusalém e constrói de novo as suas muralhas! Então terás prazer em receber os sacrifícios certos e os animais que são totalmente queimados. E touros novos serão oferecidos no teu altar.

O sacrifício que Deus quer é nosso coração arrependido e feito humilde. As coisas bem melhores que devemos sacrificar são as coisas de nosso coração e de nossa alma. Se antes no templo se ofereciam animais, agora devemos sacrificar a Deus os "animais" de nossas paixões, desejos e impulsos, entregando a Deus um coração pobre, manso, puro, misericordioso, pacífico e humilde.

Reparem agora, nas bem-aventuranças, as promessas que Cristo faz aos que assim purificam o coração (S. Mateus 5:3-12). Prometem o Reino de Deus, o título de Filho de Deus e mesmo a visão de Deus. Tais promessas têm tudo a ver com o poder que Cristo mostra sobre a figueira. 

Antes da Queda, o homem era senhor sobre a natureza. A salvação trata da restauração desse estado anterior à Queda e de glórias ainda maiores. Mas é como novos Adãos e novas Evas que o homem tem poder sobre a natureza como Jesus explica no fim da passagem. Assim, com o verdadeiro sacrifício feito no coração, o homem purifica o templo interior do Espírito Santo que então restaura nele o estado anterior à Queda onde tínhamos poder sobre a natureza. E este é apenas o início das glórias!

Que as bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam sobre todos nós!

Nenhum comentário: