terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Leituras do Dia 2014.12.23

A Natividade do Senhor

Porque quem receber o descanso que Deus prometeu vai descansar de todos os seus trabalhos, assim como Deus descansou dos trabalhos dele. Portanto, façamos tudo para receber esse descanso, e assim nenhum de nós deixará de recebê-lo, como aconteceu com aquelas pessoas, por terem se revoltado. Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas.
Epístola de São Paulo aos Hebreus 4:10-12

Alguns fariseus, querendo conseguir uma prova contra ele, perguntaram:— De acordo com a nossa Lei, um homem pode mandar a sua esposa embora?

Jesus respondeu com esta pergunta:— O que foi que Moisés mandou? 

Eles responderam:— Moisés permitiu ao homem dar à sua esposa um documento de divórcio e mandá-la embora. 

Então Jesus disse:— Moisés escreveu esse mandamento para vocês por causa da dureza do coração de vocês. Mas no começo, quando foram criadas todas as coisas, foi dito: “Deus os fez homem e mulher. Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.” Assim, já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu.

Quando já estavam em casa, os discípulos tornaram a fazer perguntas sobre esse assunto. E Jesus respondeu:— O homem que mandar a sua esposa embora e casar com outra mulher estará cometendo adultério contra a sua esposa. E, se a mulher mandar o seu marido embora e casar com outro homem, ela também estará cometendo adultério.
Evangelho Segundo São Marcos 10:2-12

Caríssimos,

amanhã já será véspera da celebração da Natividade de Nosso Senhor. Nos aproximamos do dia que marca o início de nossa salvação. O útero da jovem Maria, ela mesma uma Arca da Nova Aliança, conteve o Incontenível, o Ilimitado ganhou corpo e limites, o Onipotente nasceu como um frágil bebê, por amor de nós, Sua criação pecadora e ingrata. O Senhor do Universo não teve vergonha de unir Sua Santíssima e Pura natureza divina com nossa limitada e criada natureza humana, purificando-a, exaltando-a e santificando-a. 

Na preparação para mergulharmos no espírito desta data, oração, jejum e caridade são fundamentais. Santas leituras ajudam bastante e na de hoje vemos o Apóstolo lembrar-nos das promessas de Cristo para os que lutarem o "bom combate". Neste trecho, S. Paulo chama esta recompensa de descanso, e lembra que algumas pessoas, por revolta, acabaram por perdê-la. Revoltaram-se contra o quê? Logo em seguida ele explica que a palavra de Deus vai até o mais íntimo da alma, o mais profundo de nossos corações. E temos coisas ali que às vezes não queremos remexer, mas Deus quer, pois Ele renova tudo. Dores, mágoas, ressentimentos, coisas que não perdoamos, ódios secretos contra o próprio Deus, Ele não tem vergonha de nada disso e quer revirar tudo para nos curar de tudo e nos levar à santidade, isto é, à intimidade com Ele.
Já no Evangelho, temos o conhecido momento em que Jesus explica o valor do casamento e o problema do divórcio. Que relação tem isso com a Epístola do dia e ainda com a aproximação do Natal?

Para compreender, devemos lembrar que nas Santas Escrituras, o casamento é muitas vezes utilizado como símbolo da união de Deus com o homem através de Seu Povo, Sua Igreja, Sua Esposa. O Nascimento de Jesus Cristo marca como que um noivado, o início de uma união que se consumará com sua Ressurreição gloriosa e com o Pentecostes, pois apenas aí a Noiva, a comunidade de Apóstolos, Discípulos e seguidores, se une à Cristo recebendo o Espírito Santo e se torna Esposa-Igreja, unida com Ele, participante da natureza divina ( 2 Pedro 1:4). Da mesma forma como marido e esposa se tornam uma só carne, no casamento de Deus com a Igreja, nós através dela, nos tornamos uma só carne com Cristo (Gálatas 2:20).

Assim, tudo que se aplica ao casamento e ao divórcio, aplica-se também a relação do Cristão com Cristo - e vice-versa, pois o casamento cristão é imagem da relação de união entre a Igreja e Cristo.  Se queremos entender como deve ser o casamento cristão, devemos compreender como Cristo relaciona-se com a Igreja e a Igreja com Cristo (Efésios 5:21-33).

Essa união, iniciou-se, de uma vez para sempre, de forma indissolúvel, no dia do Natal.

Que as bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos nós hoje e durante todas as celebrações de Sua Natividade!

Tropário da Natividade
Teu Nascimento, Ó Cristo nosso Deus,
Iluminou o mundo com a Luz da sabedoria!
Através dele, aqueles que adoravam as estrelas,
aprenderam por uma estrela a Te adorar,
Tu que és o Sol da Justiça,
e souberam que Tu és, o Oriente das Alturas.
Ó Senhor, glória a Ti!

Kontákio da Natividade
Hoje nasceu da Virgem o Transcedente,
e a terra oferece uma caverna para o Inaproximável!
Anjos e pastores O glorificam!
Pois por nos amar, o Eterno Deus nasceu como uma Criancinha!

Nenhum comentário: